Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Estado vai passar por mudança no DDD que promete reduzir custos de telefonia para acreanos

Estado vai passar por mudança no DDD que promete reduzir custos de telefonia para acreanos

A mudança de DDD promete baratear os custos para o usuário. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Os moradores do Acre passarão a contar com mudanças no sistema de discagem da telefonia fixa, que vão alterar a forma de tarifação e simplificar as ligações entre municípios do mesmo estado. A medida é nacional e foi definida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com o objetivo de reformular as áreas locais de telefonia em diversas regiões do país.

Com a alteração, chamadas realizadas entre cidades que utilizam o mesmo DDD deixarão de ser consideradas de longa distância e passarão a ser cobradas como ligações locais. A discagem também será simplificada, sem a necessidade de informar o código da operadora ou o DDD para chamadas dentro da mesma área local. No Acre, as mudanças entram em vigor a partir de 31 de maio de 2026.

O estado integra o grupo formado ainda por Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins. Segundo a Anatel, a reestruturação reduz o número de áreas locais no Brasil de 4.118 para 67, o que deve proporcionar economia aos usuários e facilitar a comunicação entre municípios.

As mudanças não afetam os números de telefone já existentes, apenas a forma de discagem e o custo das chamadas. A agência reguladora informa que a medida busca ampliar a integração regional e tornar o serviço de telefonia fixa mais simples e acessível.

O cronograma de implantação da nova configuração começou em janeiro e segue até junho em diferentes estados do país. Além do Acre e das demais unidades previstas para o fim de maio, São Paulo será o último a adotar o novo modelo, em 21 de junho.

Sair da versão mobile