O segundo fim de semana de 2026 no Acre será caracterizado por calor abafado, presença de sol entre nuvens e chuvas pontuais, segundo análise do pesquisador climático Davi Friale. De acordo com ele, a instabilidade é provocada pela alta umidade do ar, associada aos pulsos úmidos vindos do oceano Atlântico.
“A alta umidade do ar, trazida pelos pulsos úmidos do Atlântico, provoca chuvas, em geral, passageiras e pontuais, porém, em algumas áreas, podem ser fortes e acompanhadas de trovoadas”, explicou o pesquisador.
As temperaturas devem permanecer elevadas em todo o estado. “A temperatura máxima, em média, estará oscilando entre 30 e 33ºC, podendo, em alguns municípios, ficar abaixo de 30ºC, se houver chuvas durante o dia. Já a mínima estará variando entre 21 e 24ºC, em todo o estado”, destacou Friale.
Em relação aos ventos, a previsão indica pouca intensidade na maior parte do tempo. “Os ventos estarão soprando, entre fracos e calmos, da direção norte, com variações de noroeste e de nordeste. Em alguns pontos, poderão ocorrer rajadas moderadas, caso haja formação de nuvens muito carregadas”, informou.
O alerta mais significativo, no entanto, diz respeito ao início da próxima semana. “Alertamos para a ocorrência de chuvas intensas em vários municípios acreanos, inclusive em Rio Branco, entre segunda-feira, dia 12, e quarta-feira, dia 14, podendo causar transtornos à população, como inundação de ruas, transbordamento de córregos e igarapés, queda de árvores e deslizamentos de terra”, afirmou o pesquisador.
Sobre a situação dos rios, Friale tranquiliza a população, apesar da tendência de elevação nos próximos dias. “Quanto aos níveis dos rios, seguem em queda neste fim de semana, porém deverão aumentar na próxima semana, mas sem motivos para preocupações alarmantes”, concluiu.








