Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Defesa Civil afirma que quase seis mil pessoas já foram afetadas pela cheia em Rio Branco

Defesa Civil afirma que quase seis mil pessoas já foram afetadas pela cheia em Rio Branco

Quase seis mil famílias já foram afetadas. Foto: Clemerson Ribeiro/Secom

A elevação do nível do Rio Acre ampliou o número de pessoas afetadas pela cheia em Rio Branco, segundo dados apresentados pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Cláudio Falcão. De acordo com ele, com o rio já acima da marca dos 15 metros, o impacto atinge tanto a zona urbana quanto a zona rural da capital.

“Nós já estamos ultrapassando aí os 15 metros e, se considerar zona rural e zona urbana, no mínimo nós já temos entre cinco e seis mil pessoas afetadas”, afirmou Falcão, ao atualizar o balanço da situação.

Em relação às famílias que precisaram deixar suas casas, o coordenador detalhou a distribuição dos atendimentos. “Famílias desabrigadas, nós temos no Parque de Exposições chegando a 17, mas a gente deve fechar daqui a pouco um pouco mais de 20”, disse. Além disso, há famílias acolhidas em outros pontos. “Nós temos aquelas sete também lá da escola e temos outras famílias que foram movimentadas para casa de parente, pelo menos mais umas oito famílias”, completou.

Com base nesse levantamento, Falcão explicou que o total atual chega a 32 famílias fora de suas residências. “Seria assim no total agora: 17 no parque, mais umas oito famílias movimentadas para casa de parente, dá 25, e mais sete famílias na escola, 32 famílias desalojadas”, detalhou.

O coordenador ressaltou que o número de pessoas afetadas é maior do que o de desalojados, já que muitas ainda permanecem em suas casas, mas enfrentam dificuldades. “Pessoas atingidas e afetadas, aí sim a gente aumenta o número para cinco mil, entre cinco e seis mil pessoas que estão com água nos seus quintais, que estão com dificuldade, que estão isoladas no caso da zona rural”, explicou.

Segundo Cláudio Falcão, a estimativa geral aponta para cerca de 2.500 famílias impactadas pela cheia neste momento. “Fazendo uma conta no geral, a gente vai ter entre cinco e seis mil pessoas, algo já em torno de 2.500 famílias aproximadamente”, concluiu.

Sair da versão mobile