Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Dias quentes, pouca chuva e ventos intensos devem marcar o Acre neste fim de semana

Dias quentes, pouca chuva e ventos intensos devem marcar o Acre neste fim de semana

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O fim de semana no Acre será marcado por dias quentes, com sol, variação de nuvens e pouca chuva, segundo previsão do pesquisador meteorológico Davi Friale. De acordo com a análise, as precipitações devem ocorrer apenas de forma pontual e passageira, em razão da diminuição da umidade do ar.

A previsão indica que sábado, 31, e domingo, 1º, terão predomínio de tempo firme em todo o estado. A mudança mais significativa começa a partir de domingo, com a incursão de uma massa de ar originária das altas pressões do hemisfério norte, influenciada pelo frio intenso registrado na Europa e na América do Norte.

Esse sistema atmosférico deve provocar dias muito ventilados, com ventos soprando predominantemente do norte, com variações de noroeste e nordeste. Em alguns momentos, as rajadas podem ultrapassar 40 km/h, mas, segundo Friale, não há motivo para preocupação, já que os ventos não estarão associados a temporais.

A tendência é que esses ventos predominem no Acre até pelo menos a próxima quarta-feira, 4, contribuindo para aliviar o calor, manter muito sol e reduzir a ocorrência de chuvas mais volumosas.

Temperaturas seguem elevadas

As temperaturas máximas, durante as tardes, devem oscilar entre 31°C e 34°C, podendo ultrapassar esse intervalo em alguns pontos do estado. Já as mínimas, registradas no início das manhãs, devem variar entre 21°C e 24°C em todos os municípios acreanos.

Segundo o pesquisador, neste sábado, 31, por volta das 15h, serão divulgadas informações detalhadas sobre o clima de fevereiro e a tendência do tempo para o mês de 2026.

Situação dos rios

Friale também comentou a situação dos rios no estado. Conforme previsto anteriormente, os níveis subiram de forma rápida e acentuada, provocando transbordamentos em municípios como Rio Branco, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Plácido de Castro, além de outras áreas do Acre.

Apesar disso, a avaliação é de que não devem ocorrer cheias alarmantes, já que as chuvas intensas devem dar uma trégua nos próximos dias. Até a próxima quarta-feira, 4, a previsão é de apenas chuvas isoladas e, em geral, passageiras.

Em Rio Branco, a expectativa é de que o Rio Acre supere a marca de 15 metros, podendo se aproximar de 16 metros ao longo deste fim de semana.

Sair da versão mobile