Parte do Acre está sob alerta de chuvas intensas, com possibilidade de ventos de até 60 km/h, segundo aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O comunicado entrou em vigor às 9h20 desta quinta-feira, 8, e segue válido até as 9h de sexta-feira, 9.
O alerta é classificado como perigo potencial e abrange os municípios de Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Tarauacá.
Riscos previstos
De acordo com o Inmet, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros ao dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Apesar do baixo risco, o aviso aponta possibilidade de queda de galhos de árvores, alagamentos pontuais, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Entre as recomendações, o órgão orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as instabilidades climáticas.
Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.








