O nível do Rio Acre voltou a apresentar sinal de elevação em Rio Branco após as fortes chuvas registradas nas últimas horas. Segundo a Defesa Civil Municipal, o manancial amanheceu nesta segunda-feira, 5, com 10,76 metros, permanecendo acima da cota de atenção, que é de 10 metros. Nas últimas 24 horas, o acumulado de chuva na capital foi de 74,60 milímetros.
As precipitações intensas que atingem Rio Branco desde o início da noite deste domingo, 4, interromperam uma sequência de vazante do rio. Até a medição das 18h de domingo, o nível estava em 10,62 metros, mas voltou a subir às 21h, quando marcou 10,72 metros, mantendo a tendência de leve elevação ao longo da madrugada.
O Rio Acre havia iniciado processo de vazante após atingir 15,41 metros no dia 29 de dezembro, pico da cheia registrada no fim de 2025. No entanto, o novo volume de chuvas provocou a reversão momentânea desse cenário.
Cheia histórica
O transbordamento do manancial ocorreu no dia 27 de dezembro e mobilizou equipes da Defesa Civil e da Prefeitura, que precisaram instalar abrigos para 135 famílias desabrigadas, totalizando 364 pessoas afetadas diretamente pela enchente.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Cláudio Falcão, um levantamento baseado em 55 anos de monitoramento hidrológico aponta que apenas uma vez o Rio Acre havia transbordado no mês de dezembro. O registro anterior ocorreu em 26 de dezembro de 1975, há exatos 50 anos.
A cheia do rio e o transbordamento de igarapés no fim de 2025 provocou impactos diretos em ao menos 20 bairros de Rio Branco, atingindo mais de duas mil famílias. A prefeitura chegou a decretar emergência por conta da enchente.








