Uma mulher foi vítima de estupro e roubo após ter o apartamento invadido por um homem em situação de rua, em Rio Branco, na quinta-feira, 15. O crime ocorreu quando a vítima retornava da academia e foi surpreendida pelo agressor dentro do imóvel, que a ameaçou com uma faca. O suspeito, identificado como Paulo Rafael C. Fernandes, 39 anos, foi localizado e preso no início da tarde do mesmo dia, nas proximidades do Instituto Médico Legal (IML).
Segundo informações repassadas à polícia, o homem circulava com frequência pela região do bairro Isaura Parente, onde a vítima mora, e observava a rotina dela.
De acordo com o delegado Roberth Alencar, o suspeito aproveitou o momento em que a vítima entrou no prédio para forçar um acesso menor junto ao portão principal e invadir o apartamento.
“Ele vive sob efeito de entorpecentes e bebidas alcoólicas, ficava sempre na mesma redondeza, via a vítima passando todos os dias e, quando ela entrou, forçou o portão menor, que estava aberto, e invadiu o apartamento”, disse o delegado ao g1 Acre.
Dentro do imóvel, o agressor rendeu a mulher com a faca, roubou alguns pertences e a amarrou. Durante a ação, que durou cerca de 15 minutos, ele praticou o estupro. Conforme a investigação, câmeras de segurança registraram a entrada e a saída do suspeito do local.
“Durante o assalto ele praticou o estupro. Temos imagens da entrada e da saída dele e sabemos que a ação durou cerca de 15 minutos. Ele não levou o celular porque sabe que pode ser rastreado e é mais difícil de vender. Quando saiu, a vítima pediu ajuda”, relatou o delegado.
Prisão e antecedentes
Após o crime, a vítima procurou a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), onde registrou boletim de ocorrência, e foi acompanhada por uma equipe policial até o Instituto Médico Legal para a realização de exames de corpo de delito.
Enquanto as diligências estavam em andamento, uma policial civil que acompanhava a vítima reconheceu o suspeito nas proximidades do IML e efetuou a prisão.
Ainda segundo a polícia, o homem resistiu à prisão e estava embriagado no momento da abordagem. Parte do dinheiro obtido com a venda dos objetos roubados já havia sido utilizada, mas um dos pertences da vítima ainda estava com ele, o que caracterizou o flagrante.
O suspeito passou por audiência de custódia nesta sexta-feira, 16, quando a Justiça decretou a prisão preventiva. Durante consulta aos sistemas policiais, foi constatado que ele já havia sido preso há 11 anos pelo estupro de duas adolescentes.