A elevação do nível do Rio Acre intensificou a retirada de famílias em áreas atingidas pela cheia em Rio Branco. Na medição das 15h, o rio alcançou 15,14 metros, ultrapassando em 1,14 metro a cota de transbordo, que é de 14 metros.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Cláudio Falcão, a subida do rio ampliou o número de bairros afetados e exigiu o reforço das ações de remoção. “Nós temos mais bairros afetados. O Rio Acre já está batendo a casa dos 15 metros, e isso faz com que aumente o número de pessoas afetadas”, afirmou.
As famílias estão sendo retiradas com apoio da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e demais secretarias da Prefeitura, com bases de atendimento instaladas no Parque de Exposições e no Corpo de Bombeiros. De acordo com Falcão, o trabalho ocorre de forma contínua. “Nós vamos continuar 24 horas fazendo esse trabalho, acompanhando a retirada das famílias”, disse.
O coordenador também pediu a colaboração dos moradores atingidos. “Pedimos a colaboração das famílias para que informem o número correto do telefone, para que a gente possa entrar em contato”, ressaltou.
Ainda segundo o coronel Cláudio Falcão, as ações seguem orientação da gestão municipal. “A Defesa Civil de Rio Branco não para um só minuto, juntamente com todas as outras secretarias, atendendo à recomendação do nosso prefeito, Tião Bocalom”, declarou.
Por fim, ele destacou que o cenário exige atenção em todo o estado. “Essa é uma parte crítica do sistema hídrico, não apenas de Rio Branco, mas de todo o estado”, concluiu.








