19 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

19 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Rio Branco tem situação de emergência reconhecida pelo governo federal após enchente do Rio Acre

Reconhecimento publicado no Diário Oficial da União permite acesso a recursos para ações de defesa civil enquanto capital ainda enfrenta impactos da cheia.

Iryá Rodrigues por Iryá Rodrigues
19/01/2026 - 14:56
Foto: Pedro Devani/Secom

Foto: Pedro Devani/Secom

Manda no zap!CompartilharTuitar

A capital acreana teve oficialmente reconhecida pelo governo federal a situação de emergência em razão das inundações provocadas pela cheia do Rio Acre. O reconhecimento consta em portaria publicada nesta segunda-feira, 19, no Diário Oficial da União (DOU), por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, via Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Com a medida, Rio Branco passa a estar habilitada a solicitar recursos da União para ações emergenciais de defesa civil, como aquisição de cestas básicas, água potável, kits de higiene e limpeza, além de apoio logístico para atendimento às famílias afetadas pela enchente.

O reconhecimento federal ocorre em meio a um cenário ainda crítico na capital. Após atingir o pico de elevação no domingo, 18, o Rio Acre apresentou leve sinal de vazante ao longo da manhã desta segunda-feira, 19.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

De acordo com a Defesa Civil Municipal, o nível do rio chegou a 14,44 metros ao meio-dia, após registrar 14,52 metros nas primeiras horas do dia. Apesar da redução, o manancial permanece 44 centímetros acima da cota de transbordo, que é de 14 metros.

Nas últimas 24 horas, o acumulado de chuvas em Rio Branco foi de 8,60 milímetros. No domingo, o comportamento do rio foi de elevação contínua, alcançando 14,59 metros às 21h, com o início do recuo sendo observado apenas na madrugada desta segunda-feira.

Impacto urbano e rural

O último levantamento da Defesa Civil aponta que 27 bairros da capital já foram atingidos pelas águas, com impacto direto sobre 631 famílias, o que representa cerca de 2.286 pessoas na área urbana. Os bairros Seis de Agosto, Cadeia Velha, Habitasa, Base e Ayrton Senna seguem como os mais afetados e concentram a maior parte das ações emergenciais.

Atualmente, seis famílias, totalizando 15 pessoas, estão acolhidas no abrigo instalado no Parque de Exposições Wildy Viana. Outras sete famílias indígenas foram encaminhadas para a Escola Leôncio de Carvalho. Além disso, quatro famílias (11 pessoas) permanecem desalojadas em residências de parentes ou amigos.

Na zona rural, a enchente também provoca prejuízos. Comunidades como Panorama, Belo Jardim, Liberdade, Catuaba e Vista Alegre enfrentam alagamentos, atingindo cerca de 250 famílias, o equivalente a aproximadamente mil pessoas. Ao todo, 15 comunidades rurais seguem sob monitoramento, principalmente devido ao isolamento de ramais e perdas na produção agrícola.

Reconhecimento nacional

Além de Rio Branco, o governo federal reconheceu situação de emergência em outros municípios do país afetados por diferentes desastres. No Rio Grande do Sul, cidades atingidas por fortes chuvas também foram incluídas na portaria, assim como municípios de Santa Catarina. Já no Rio Grande do Norte, houve reconhecimento em razão da seca prolongada.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Grandes vitórias da história do poker: os maiores prêmios de sempre

Mais Notícias

Educação inicia avaliação de servidores para pagamento do Prêmio Anual no Acre -  Foto: Mardislon Gomes/SEE
Destaques Cotidiano

Educação inicia avaliação de servidores para pagamento do Prêmio Anual no Acre

19/01/2026
Consultorias do Sebrae transformam investimento em impacto social no Acre
NOTÍCIAS

Consultorias do Sebrae transformam investimento em impacto social no Acre

19/01/2026
Foto: Pedro Devani/Secom
Geral

Projeto busca transformar Centro de Rio Branco em espaço de cultura, segurança e fomento ao comércio

19/01/2026
Foto: Reprodução
4º destaque

Mais de 124 mil famílias do Acre recebem Bolsa Família em janeiro, com repasses acima de R$ 91 milhões

19/01/2026
Foto: cedida
Geral

Ieptec abre inscrições para cursos de corte e costura, cabeleireiro e manicure e pedicure para mulheres no Acre

19/01/2026
Foto: Reprodução
Geral

MPAC fiscaliza inclusão de Educação Ambiental em escolas municipais no interior do Acre

19/01/2026
Mais notícias
Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre