
Uma forte chuva atingiu o município de Brasiléia na tarde desta terça-feira, 27, e provocou alagamentos em diversos pontos da cidade, além de transtornos no tráfego de veículos e riscos à população.
Em vídeos divulgados nas redes sociais, o secretário municipal de Obras, Josué Elias, fez um apelo à população para evitar áreas alagadas, especialmente no trecho entre o bairro Marcos Galvão e a região conhecida como Marco. Segundo ele, um veículo chegou a ficar preso na água após o transbordamento.
“Já transbordou, está muito perigoso. A gente faz um apelo para que ninguém passe nesse momento até a água baixar”, alertou.
O secretário informou ainda que bairros como Roberto Castro também registraram vários pontos de alagamento.
Volume de chuva acima do esperado
O coordenador da Defesa Civil Municipal de Brasiléia, major Sandro, explicou que o volume de chuva foi muito acima do previsto. De acordo com o monitoramento, em apenas uma hora choveu cerca de 112 milímetros, quantidade que estava estimada para ocorrer ao longo de dez dias.
Segundo ele, a maior incidência foi registrada na região de Brasiléia, enquanto pontos como a Aldeia dos Patos marcaram apenas 6 milímetros nas últimas 24 horas, e Assis Brasil, 37 milímetros.
“Essa chuva não era esperada dessa forma. Por isso, os córregos e igarapés transbordaram”, explicou.
Riscos na zona urbana e rural
Além dos transtornos na área urbana, a Defesa Civil já recebeu informações de transbordamento de igarapés na zona rural, o que tem causado dificuldades de tráfego em ramais e acesso a comunidades.
As equipes também iniciaram o monitoramento de áreas de risco para deslizamentos, especialmente nas margens do Rio Acre e nas proximidades da ponte que liga Brasiléia a Epitaciolândia.
Ver essa foto no Instagram







