O fim de semana no Acre será marcado por tempo quente, sensação de abafamento e ocorrência de chuvas pontuais, conforme previsão do pesquisador meteorológico Davi Friale. As condições devem se manter pelo menos até segunda-feira, 19, influenciadas pela alta umidade do ar e pela atuação de pulsos úmidos vindos do oceano Atlântico.
Esses pulsos favorecem a formação de chuvas geralmente passageiras e localizadas, mas que, em algumas áreas, podem ser fortes e acompanhadas de trovoadas e rajadas moderadas de vento, podendo atingir qualquer município do estado.
Volume de chuvas em janeiro
Em janeiro, até as 13h desta sexta-feira, 16, o acumulado de chuvas em Rio Branco chegou a 261,4 milímetros, o que representa 91,4% da média histórica do mês, que é de 286,1 milímetros, conforme registros do Instituto Nacional de Meteorologia.
Já na estação da Agência Nacional de Águas, localizada às margens do rio Acre, o volume acumulado em janeiro alcançou 289,8 milímetros, superando em 1,3% a média mensal.
Temperaturas e ventos
As temperaturas máximas durante as tardes devem variar, em geral, entre 30°C e 33°C. Em pontos com menor nebulosidade, os termômetros podem ultrapassar os 33°C, enquanto áreas com ocorrência de chuva no início da tarde podem registrar máximas abaixo dos 30°C.
As menores temperaturas, no início do dia, devem oscilar entre 21°C e 24°C em todos os municípios acreanos.
Quanto aos ventos, a previsão indica intensidade fraca a calma, predominando da direção norte, com variações de noroeste e nordeste. De forma pontual, podem ocorrer rajadas moderadas associadas à formação de nuvens carregadas.
Alerta para a próxima semana
Entre segunda-feira, 19, e quinta-feira, 22, as condições atmosféricas no Acre e em áreas vizinhas estarão altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas. Os acumulados pluviométricos pontuais podem ultrapassar 80 milímetros nesse período.
Diante desse cenário, há alerta para a possibilidade de transtornos a partir de segunda-feira, especialmente em áreas vulneráveis, com risco de ruas alagadas, transbordamento de córregos e igarapés, queda de árvores, deslizamentos de terra e danos a edificações.
Níveis dos rios permanecem elevados
Os níveis dos rios acreanos seguem elevados neste fim de semana. Muitos devem permanecer acima da cota de alerta e alguns acima da cota de transbordamento.
Em Rio Branco, o rio Acre atingiu, por volta das 13h desta sexta-feira, 16, a cota de transbordamento, que é de 14 metros, devendo permanecer elevado ao longo do fim de semana, sem tendência, no momento, a enchentes consideradas alarmantes.
Na cidade de Cruzeiro do Sul, o rio Juruá também continua com nível elevado. No mesmo horário, nesta sexta-feira, marcava 12,56 metros, com tendência de elevação.
Outros rios importantes, como o Iaco, em Sena Madureira; o Tarauacá, em Tarauacá; o Purus, em Manuel Urbano; e o Envira, em Feijó, também seguem com níveis elevados, mas, até o momento, sem indicação de situações consideradas alarmantes.






