Com o Rio Acre registrando 14,40 metros na tarde deste sábado, o governador Gladson Cameli reafirmou o compromisso de assistência total aos municípios atingidos. Durante inspeção na Gameleira, o governador destacou que o comando integrado está operando 24h para minimizar os danos da cheia que já afeta Rio Branco e outras cinco cidades acreanas.
“Já determinei que as equipes não deixem para amanhã o que precisa ser feito hoje”, afirmou o governador. Atualmente, o Parque de Exposições serve como abrigo principal. O uso de tecnologias de monitoramento tem permitido que o Estado antecipe ações e ofereça ajuda humanitária de forma estratégica.
O major Roger Santos informou que a subida é lenta, o que tem permitido uma remoção segura das famílias em áreas de risco. Segundo o militar, 13 famílias já foram levadas ao Parque de Exposições, enquanto sete famílias indígenas recebem abrigo na Escola Leôncio de Carvalho.
Gladson aproveitou a visita para pedir cautela aos moradores. “Nossa prioridade é a prevenção. Peço sensibilidade a quem vai às margens do rio por curiosidade; o momento exige responsabilidade e cuidado com a vida”, alertou.
O Estado segue em situação de emergência em seis municípios, com monitoramento em tempo real via aplicativos de tecnologia (Família Segura e Climate), facilitando a resposta rápida das Defesas Civis. A expectativa é que o ritmo de subida diminua no domingo, 18, e o rio apresente estabilização a partir da segunda-feira, 19.
Com informações da Agência de Notícias