José Lopes Santana, de 52 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na tarde desta quinta-feira, 22, após ser atingido com golpes de perna-manca durante uma discussão em um bar localizado na Rua Vitória, no bairro Jorge Lavocat, na parte alta de Rio Branco.
De acordo com informações colhidas no local, José participava de uma bebedeira quando se desentendeu com outro frequentador do estabelecimento, identificado como Júnior Caboco, que utiliza tornozeleira eletrônica. Durante a discussão, a vítima acusou o suspeito de ter roubado um aparelho celular. Após a acusação, Caboco teria feito ameaças e deixado o bar.
Minutos depois, o suspeito retornou ao local armado com uma perna-manca e atacou José Lopes, desferindo dois golpes, um nas costas e outro na cabeça. Com a agressão, a vítima caiu desacordada. Em seguida, o autor fugiu do local.
Após recuperar a consciência, José conseguiu sair do bar e entrou em um ônibus do transporte coletivo. O veículo parou em um posto de combustível na rotatória da Estrada do Irineu Serra, momento em que a vítima avistou uma guarnição da Polícia Militar e desceu para pedir ajuda. Bastante ferido, ele se sentou em uma mureta e acabou desmaiando novamente.
Os policiais acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que prestou os primeiros socorros. Diante do rebaixamento do nível de consciência, foi solicitado o apoio de uma ambulância de suporte avançado para estabilização do quadro clínico. José Lopes foi encaminhado ao pronto-socorro em estado estável, com diagnóstico de traumatismo cranioencefálico de natureza moderada.
No hospital, a vítima informou que já havia sofrido agressões semelhantes no ano passado, também com registro de traumatismo craniano. Policiais Militares do 3º Batalhão realizaram buscas na região, mas o suspeito não foi localizado.
O caso será investigado pela Polícia Civil.








