Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ex-prefeito do Acre condenado a quase 20 anos por crimes contra a administração pública é preso

Ex-prefeito do Acre condenado a quase 20 anos por crimes contra a administração pública é preso

A prisão foi efetuada na manhã desta terça-feira. Foto: Reprodução

O ex-prefeito de Bujari, Antônio Raimundo de Brito Ramos, foi preso na manhã desta terça-feira, 27, após o cumprimento de mandado de prisão expedido pela Justiça. A ordem judicial decorre de sentença condenatória que impôs ao ex-gestor pena de 19 anos e nove meses de reclusão, em regime fechado, por crimes contra a administração pública.

A prisão foi realizada pela Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Bujari. Antônio Raimundo foi condenado por envolvimento em fraude em licitações, corrupção passiva, falsidade ideológica e peculato, crimes apurados durante investigações que apontaram prejuízos significativos aos cofres do município.

De acordo com o delegado Bruno Coelho Oliveira, responsável pelo cumprimento do mandado, a ação ocorreu sem resistência.

“O mandado foi cumprido na manhã desta terça-feira, de maneira segura e dentro da legalidade. O ex-prefeito foi localizado e conduzido ao Presídio Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco, onde dará início ao cumprimento da pena determinada pela Justiça”, afirmou.

O promotor de Justiça Antônio Alceste, que atuou no caso, destacou que os danos causados pela conduta do ex-prefeito tiveram forte impacto no município. Segundo ele, o prejuízo aos cofres públicos se aproxima de meio milhão de reais.

“O elevado montante dos prejuízos, agravado pelo fato de se tratar de um dos menores municípios do Acre, com baixo Índice de Desenvolvimento Humano, impactou negativamente a vida da população. A condenação passa a mensagem de que a lei deve ser aplicada a todos”, declarou.

Sair da versão mobile