17 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

17 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Estudantes da rede municipal de Rio Branco poderão participar de intercâmbio com visitas à NASA e à Disney

Programa prevê seleção de alunos do 4º e 5º anos, com custeio integral do município e foco em experiências educacionais e culturais.

Iryá Rodrigues por Iryá Rodrigues
17/01/2026 - 17:30
Foto: Evandro Derze/Assecom

Foto: Evandro Derze/Assecom

Manda no zap!CompartilharTuitar

Estudantes da rede municipal de ensino de Rio Branco poderão participar de um programa de intercâmbio educativo que inclui visitas a instituições de referência mundial, como a NASA e a Disney. A iniciativa passa a integrar as ações educacionais do município e foi oficializada com a publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) de sexta-feira, 16.

Voltado a alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, o programa tem como objetivo ampliar os horizontes educacionais, culturais, científicos e linguísticos dos estudantes, além de proporcionar uma experiência de vivência internacional.

A proposta busca estimular o interesse por áreas estratégicas como matemática, ciências, leitura, artes e inovação tecnológica, além de desenvolver competências socioemocionais.

Quem pode participar

Para concorrer às vagas, os estudantes deverão estar regularmente matriculados na rede municipal de Rio Branco, cursar o 4º ou 5º ano no ano de execução do programa, ter autorização expressa dos responsáveis legais e participar da 2ª fase do Programa de Avaliação da Aprendizagem dos Alunos (PROA), conforme critérios que serão definidos em edital.

Em caso de empate, a seleção levará em conta, nesta ordem, o maior número de acertos em Matemática, o desempenho em questões de peso dois de Língua Portuguesa e Matemática e a maior média geral no boletim escolar do primeiro semestre do ano letivo em curso.

Como o programa será executado

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O intercâmbio será desenvolvido em duas etapas. A primeira envolve a publicação do edital, o processo de seleção e a organização da documentação dos alunos escolhidos, com base nos resultados da 2ª fase do PROA. A avaliação será aplicada a todos os estudantes do 4º e 5º anos, conforme calendário da Secretaria Municipal de Educação.

A segunda etapa corresponde à execução do intercâmbio, que ocorrerá por meio de contrato, convênio ou parceria firmada entre o município e entidade pública ou privada selecionada em procedimento próprio, respeitando a legislação vigente. A participação nessa fase dependerá da aprovação na etapa inicial e da disponibilidade de vagas.

Estrutura e custeio

O programa prevê custeio integral pelo município, incluindo passagens aéreas de ida e volta em classe econômica, alimentação, hospedagem, passaporte, vistos, translado terrestre, seguro-viagem, ingressos para as atrações da NASA e da Disney e cartão pré-pago internacional para despesas individuais.

A supervisão dos estudantes durante o intercâmbio será realizada por professores e integrantes da equipe pedagógica.

O número de vagas será definido anualmente, de acordo com a disponibilidade orçamentária. Estudantes que participarem do intercâmbio em um ano não poderão concorrer novamente em edições futuras.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Mais de um quarto dos desempregados no Acre está fora do mercado há dois anos ou mais

Mais Notícias

O Acre está entre os estados com maior percentual do país. Foto: Reprodução
6º destaque

Mais de um quarto dos desempregados no Acre está fora do mercado há dois anos ou mais

17/01/2026
Foto: Assessoria Prefeitura de Rio Branco
COTIDIANO

Saúde alerta para riscos de doenças e acidentes com a cheia do Rio Acre

17/01/2026
Foto: Arquivo pessoal
6º destaque

Com celebrações religiosas e atividades comunitárias, festa de Santa Inês marca 66 anos da paróquia em Rio Branco

17/01/2026
'Essa página jamais foi virada', diz filha de vítima do 'Crime da Motosserra' em carta aberta
2º destaque

‘Essa página jamais foi virada’, diz filha de vítima do ‘Crime da Motosserra’ em carta aberta

17/01/2026
Foto: Arquivo/Prefeitura
4º destaque

Acre registrou mais de 7,5 mil confirmações de dengue em 2025, diz Sesacre

17/01/2026
A tendência é que o rio continue subindo (Foto: Walcimar Júnior)
Geral

Rio Acre segue em elevação e Inmet alerta para chuvas intensas no fim de semana

17/01/2026
Mais notícias
Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre