A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorização para que ele tenha uma televisão do tipo Smart na cela da Superintendência Regional da Polícia Federal (PF), em Brasília. Os advogados enviaram a petição ao Supremo nesta sexta-feira (9/1).
A Smart TV, também conhecida como Televisão Inteligente, é uma TV com acesso à internet e recursos interativos, que roda um sistema operacional e permite baixar aplicativos. O dispositivo funciona como um computador na tela grande e permite acesso aos serviços de streaming, como Netflix e YouTube.
Como justificativa para instalação de uma TV Smart no quarto do ex-presidente, a defesa argumenta que o direito à informação constitui uma expressão direta do cidadão e compõe o “conjunto mínimo” de garantias asseguradas ao detento.
“O acesso a meios de comunicação, em especial à programação jornalística e informativa, representa instrumento legítimo de preservação do vínculo do custodiado com a realidade social, política e institucional do país”, diz a petição.
A sala onde Bolsonaro está sob detenção possui 12 metros quadrados, conta com frigobar, cama de solteiro, TV convencional, um banheiro próprio e um ar-condicionado que, segundo os advogados, apresentam ruído contínuo por 24 horas.
A TV Smart, diferente da convencional seria providenciada por familiares do ex-presidente e seria instalada na cela em que ele se encontra.
Por: Metrópoles