6 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

6 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Manoel Carlos, ícone da teledramaturgia brasileira, morre aos 92 anos no Rio

Autor de clássicos como Por Amor e Mulheres Apaixonadas, escritor enfrentava a doença de Parkinson desde 2019.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
11/01/2026 - 08:10
Globo/Divulgação

Globo/Divulgação

Manda no zap!CompartilharTuitar

Um dos maiores nomes da história da televisão brasileira, o autor Manoel Carlos morreu neste sábado (10), aos 92 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada por familiares. O escritor enfrentava a doença de Parkinson, diagnosticada em 2019, que teve agravamento do quadro motor e cognitivo ao longo do último ano. A causa da morte não foi divulgada.

Conhecido como Maneco, Manoel Carlos estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana. A confirmação do falecimento foi feita por meio da produtora de sua filha, a atriz Júlia Almeida, que divulgou uma nota pedindo respeito e privacidade à família. O velório será restrito a parentes e amigos próximos.

Autor de alguns dos maiores sucessos da teledramaturgia nacional, Manoel Carlos construiu uma carreira marcada por histórias centradas nas relações familiares e afetivas. Sua principal assinatura foram as protagonistas chamadas Helena, personagens que estiveram à frente de nove novelas e se tornaram símbolo de sua obra, como Por Amor (1997), Laços de Família (2000) e Mulheres Apaixonadas (2003).

Nascido em 14 de março de 1933, em São Paulo, Manoel Carlos Gonçalves de Almeida era filho do comerciante José Maria Gonçalves de Almeida e da professora Olga de Azevedo Gonçalves de Almeida. Apesar da origem paulista, sempre se considerou carioca, cidade que serviu de cenário para grande parte de seus trabalhos mais conhecidos.

A carreira começou cedo. Aos 14 anos, trabalhou como auxiliar de escritório, enquanto cultivava o interesse pelas artes em grupos de leitura e discussão literária. Aos 17, estreou como ator na TV Tupi, em São Paulo, no programa Grande Teatro Tupi. Anos depois, migrou para os bastidores e consolidou sua trajetória como autor.

Na TV Globo, onde ingressou em 1972 como diretor-geral do Fantástico, Manoel Carlos estreou como novelista em 1978 com Maria, Maria, exibida no horário das 18h. A partir de Baila Comigo (1981), consolidou seu estilo e deu início à galeria de Helenas, personagens marcadas pela intensidade emocional e, sobretudo, pelo amor materno.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Sua última telenovela foi Em Família (2014), protagonizada por Julia Lemmertz. Além das novelas, Manoel Carlos também se destacou nas minisséries, com obras como Presença de Anita (2001), adaptação do romance de Mário Donato.

Ele deixa duas filhas, Júlia Almeida e Maria Carolina, e um legado definitivo na história da dramaturgia brasileira.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Mais de 5 mil candidatos fazem vestibular de Medicina da Ufac neste domingo

Próxima Notícia

Acordo Mercosul-UE está alinhado a objetivos ambientais, diz ministra

Mais Notícias

O ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: 14/08/2025 - Reuters/Adriano Machado
1º guia gazeta

Laudo da PF aponta que Bolsonaro possui sete doenças crônicas; veja quais

06/02/2026
Lula durante conversa com jornalistas em Brasília — Foto: Adriano Machado/Reuters
1º guia gazeta

Lula diz que conversou com filho citado em CPMI do INSS: ‘Se você tiver alguma coisa, vai pagar o preço’

05/02/2026
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
1º guia gazeta

Não há mais razão para manter escala 6×1 e jornada de 44h, diz senador

05/02/2026
Foto: g1
1º guia gazeta

Simulador de aposentadoria do INSS volta a funcionar; veja como calcular benefício sem erros

04/02/2026
Foto: Adriano Machado
1º guia gazeta

Com reviravolta jurídica, Marina Silva considera seguir na Rede

03/02/2026
Quando uma instituição financeira é liquidada, os seus clientes se tornam credores. Foto: José Cruz/Agência Brasil
1º guia gazeta

Salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago nesta segunda

02/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
© Fernando Frazão/Agência Brasil

Acordo Mercosul-UE está alinhado a objetivos ambientais, diz ministra

Foto: Freepik

Horóscopo 2026: confira a previsão de hoje (11/1) para seu signo

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre