O ator Henri Castelli, um dos participantes do BBB26, deu um susto nos telespectadores nesta quarta-feira (14/1) após passar mal e sofrer uma convulsão durante a primeira Prova do Líder da temporada. A TV Globo confirmou que o famoso deixou o confinamento e foi levado a um hospital para passar por exames.
O ocorrido acendeu um alerta sobre os limites físicos e emocionais dos participantes de reality shows. De acordo com o neurocirurgião Jackson Daniel, a convulsão está relacionada a uma alteração súbita da atividade elétrica cerebral, que pode ser desencadeada quando o corpo é submetido a esforço prolongado, privação de sono, desidratação e estresse intenso.
Situação extrema
Segundo o especialista, provas de resistência prolongadas criam um cenário de risco aos participantes. “Em situações de esforço intenso, com poucas pausas e fadiga acumulada, o organismo entra em um estado de estresse extremo. Isso pode facilitar descargas elétricas desorganizadas no cérebro e levar a um episódio convulsivo”, explicou.
Apesar de convulsão em programas de TV não serem comuns, Daniel reforçou que esse tipo de situação não pode ser descartada. “Quando o corpo é levado ao limite, com cansaço excessivo, o risco de alterações neurológicas aumenta. A convulsão pode ser um sinal claro de que o cérebro ultrapassou um limite fisiológico”, comentou.
Os sinais costumam ser evidentes e exigem resposta rápida. “Movimentos involuntários e repetitivos, rigidez muscular, perda de consciência e alterações no olhar, como os olhos virarem para cima, são manifestações típicas. Após o episódio, é comum a pessoa apresentar confusão mental e desorientação”, descreveu o neurocirurgião.
Mente
Já a psiquiatra Jessica Martani destacou que, além do desgaste físico, o componente emocional tem peso significativo em quadros como esse. “Ambientes de confinamento, competição constante e pressão por desempenho aumentam muito o nível de estresse do cérebro”, completou. “Esse excesso de estímulos e tensão pode funcionar como um gatilho importante para manifestações neurológicas”.
Para Jessica, esses sinais também devem ser encarados como um pedido de pausa do organismo. “O corpo fala quando a mente e o sistema nervoso estão sobrecarregados. Ignorar sinais de exaustão emocional, ansiedade intensa ou privação prolongada de sono pode ter consequências físicas importantes”, alerta.
Agora, o ator deve passar por um check-up completo para investigar as causas da convulsão. Segundo o médico Jackson Daniel, Henri Castelli deve ser submetido a exames de sangue e eletroencefalograma. “Em alguns casos, exames de imagem, como tomografia ou ressonância, ajudam a identificar a causa e descartar problemas estruturais”, explicou.
Por: Metrópoles






