Apesar de ter sido atacada pelas forças dos EUA e ter o presidente retirado do país, a Venezuela “possui” uma ilha nos EUA.
A ilha pertence à Citgo Petroleum Corp., um braço da petrolífera estatal venezuelana, há décadas. Mas, nos últimos meses, uma disputa judicial abriu o caminho para que Petty’s Island passe para o controle da Elliott Investment Management, do investidor e doador conservador Paul Singer, de acordo com o “Philadelphia Inquirer”.
Em novembro, um juiz federal aprovou a oferta de US$ 5,9 bilhões (cerca de R$ 32 bilhões) da Amber Energy, afiliada da Elliott, para comprar a Petróleos de Venezuela, controladora venezuelana da Citgo, por meio da venda de ações para quitar bilhões em dívidas. Autoridades venezuelanas denunciaram a venda como “fraudulenta” e recorreram da decisão.
O “golpe de misericórdia” na disputa da ilha pode ter sido a operação militar americana que culminou com a captura do então presidente venezuelano, Nicolás Maduro.
Após Donald Trump afirmar que administraria a Venezuela e afirma que espera total cooperação das autoridades que ficaram no poder na Venezuela, é improvável que o país sul-americano dê continuidade ao recurso.
Por Extra






