O governo do Acre abriu um novo processo seletivo para reforçar o quadro de professores da rede estadual de ensino. O Programa Bolsa Mais Professores oferece 203 vagas para docentes que atuarão em escolas com maior carência de profissionais, vulnerabilidade social e baixos indicadores educacionais. As informações foram divulgadas na edição desta segunda-feira, 5, do Diário Oficial do Estado (DOE).
Além da atuação em sala de aula, os selecionados terão acesso a um curso de especialização a distância e receberão bolsa mensal de R$ 2,1 mil paga pela Capes, pelo período de até dois anos.
As inscrições começaram nesta segunda-feira, 5, e seguem até 18 de janeiro, exclusivamente pela internet. O programa é voltado para professores concursados da rede estadual, inclusive aqueles em estágio probatório, desde que estejam lotados em escolas consideradas elegíveis, conforme critérios como IDEB, INSE e inadequação docente.
O objetivo da iniciativa é enfrentar a escassez de professores em disciplinas estratégicas do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, priorizando unidades escolares que mais enfrentam dificuldades estruturais e pedagógicas. Caso as vagas de um componente curricular não sejam totalmente preenchidas, as bolsas poderão ser redistribuídas conforme a demanda da rede.
O processo seletivo será realizado em etapa única, com análise documental e pontuação baseada em titulação, cursos de formação continuada e capacitação em informática. Não haverá prova escrita. Em caso de empate, terão preferência candidatos mais velhos e com maior formação na área educacional.
Além da bolsa mensal, os docentes selecionados deverão concluir uma especialização com carga mínima de 360 horas, cuja certificação será feita por uma instituição pública de ensino superior. A permanência no programa exige frequência, desempenho acadêmico satisfatório e atuação regular na escola de lotação.
O cronograma prevê a divulgação do resultado final do processo seletivo no dia 10 de fevereiro de 2026. Já o curso de especialização tem início marcado para 16 de março.
A iniciativa integra o programa federal Mais Professores para o Brasil e representa uma tentativa de fortalecer o ensino público no Acre, aliando incentivo financeiro à formação continuada de docentes que atuam na linha de frente da educação básica.
Veja o edital na íntegra:








