Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Alta da energia elétrica pressiona inflação em Rio Branco, mas índice fica abaixo da média do país

Alta da energia elétrica pressiona inflação em Rio Branco, mas índice fica abaixo da média do país

Foto: Arquivo

A inflação em Rio Branco encerrou 2025 abaixo da média nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou variação de 0,59% em dezembro, enquanto o acumulado do ano chegou a 4,91% na capital acreana.

No recorte dos últimos 12 meses, o IPCA em Rio Branco ficou em 3,27%, resultado inferior ao observado no mesmo período do ano anterior. No cenário nacional, o índice acumulou 4,83% em 2025 e 4,26% nos últimos 12 meses, mantendo a capital acreana abaixo da média brasileira.

Grupos que puxaram a alta em dezembro

Os principais impactos na inflação de dezembro em Rio Branco vieram dos grupos Habitação, com alta de 1,87%, e Vestuário. No grupo Habitação, o maior peso foi da energia elétrica residencial, que subiu 3,80% no mês. Já em Vestuário, a elevação foi influenciada principalmente pelo aumento nos preços de joias e bijuterias, que avançaram 3,10%.

Na comparação com outras capitais do país, Rio Branco apresentou o terceiro melhor desempenho nacional no acumulado de 2025. A capital ficou atrás apenas de Campo Grande, que registrou inflação de 3,14%, e de São Luís, com 3,24%.

Além do IPCA, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação para famílias com renda de até cinco salários mínimos, apresentou alta de 0,72% em dezembro em Rio Branco. No acumulado de 2025, o INPC chegou a 5,36%, enquanto a variação dos últimos 12 meses ficou em 2,86%, também abaixo do índice nacional no mesmo período.

Sair da versão mobile