Com a forte chuva registrada em Rio Branco entre a noite de domingo, 11, e a segunda-feira, 12, a Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) intensificou os serviços de desobstrução da drenagem urbana em diversos pontos da capital. As ações foram divulgadas pela empresa nas redes sociais.
A precipitação durou mais de 12 horas ininterruptas, com início por volta das 18h de domingo, e provocou transtornos em várias regiões da cidade. Entre os locais afetados estão o bairro Plácido de Castro, na região da Sobral, o Tucumã, a rotatória da Havan, no Portal da Amazônia, e o bairro Morada do Sol, onde foi registrado grande acúmulo de água em vias públicas.
De acordo com o encarregado de obras da Emurb, César Cordeiro, as equipes estiveram na manhã desta segunda-feira atuando, entre outros pontos, na Rua Maranhão, no Conjunto Nova Esperança. Segundo ele, o trabalho de limpeza da drenagem é contínuo, mas passa por reforço durante o período chuvoso.
“A Emurb realiza esse serviço de forma permanente, mas há uma intensificação no inverno, em razão das chuvas mais fortes. Várias equipes atuam ao longo do ano para manter a drenagem funcionando”, explicou.
Ainda conforme Cordeiro, o objetivo principal é garantir maior vazão da água da chuva. Após a desobstrução, está prevista a realização de serviços complementares de limpeza das áreas afetadas.
Nível do Rio Acre
Além dos alagamentos urbanos, o Rio Acre apresentou elevação rápida do nível desde o domingo. Em um intervalo de 24 horas, o manancial subiu mais de um metro. Na manhã desta segunda-feira, às 5h, o nível estava em 11,44 metros. Às 9h, a medição apontava 11,95 metros.
Ao meio-dia, o rio voltou a subir, alcançando 12,21 metros, o que representa um aumento adicional de 26 centímetros em poucas horas. O comportamento do manancial segue sendo acompanhado pelos órgãos de monitoramento.






