Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Após relatos de desorganização, MPF cobra plano de tráfego para vestibular de Medicina da Ufac

Após relatos de desorganização, MPF cobra plano de tráfego para vestibular de Medicina da Ufac

Após relatos de desorganização durante a realização das provas do vestibular de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), no último domingo, dia 11, o Ministério Público Federal (MPF) enviou à Polícia Rodoviária Federal (PRF) e à Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) recomendações e a adoção de medidas imediatas para planejamento preventivo de tráfego.

A recomendação foi emitida após o procurador da República Lucas Costa Almeida Dias acompanhar o primeiro dia de provas do certame, realizado em 11 de janeiro, e registrar congestionamentos intensos e dificuldades de acesso, especialmente ao campus da Ufac, na BR-364. O vestibular contou com cerca de 5.400 candidatos, distribuídos em diversos pontos de aplicação em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

As principais sugestões do MPF é que tanto a PRF quanto a RBTrans devem adotar estratégias coordenadas para o segundo dia de provas, no próximo domingo, 18, e para futuros processos seletivos de grande porte. Além disso, foi recomendado:

Segundo o MPF, a adoção dessas providências é essencial para prevenir prejuízos ao direito fundamental à educação, bem como para garantir segurança, mobilidade urbana e igualdade de condições aos candidatos. Além disso, a instituição enfatiza que, caso não haja o não atendimento da recomendação, adoção de medidas judiciais poderão ser tomadas.

Sair da versão mobile