Após relatos de desorganização durante a realização das provas do vestibular de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), no último domingo, dia 11, o Ministério Público Federal (MPF) enviou à Polícia Rodoviária Federal (PRF) e à Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) recomendações e a adoção de medidas imediatas para planejamento preventivo de tráfego.
A recomendação foi emitida após o procurador da República Lucas Costa Almeida Dias acompanhar o primeiro dia de provas do certame, realizado em 11 de janeiro, e registrar congestionamentos intensos e dificuldades de acesso, especialmente ao campus da Ufac, na BR-364. O vestibular contou com cerca de 5.400 candidatos, distribuídos em diversos pontos de aplicação em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
As principais sugestões do MPF é que tanto a PRF quanto a RBTrans devem adotar estratégias coordenadas para o segundo dia de provas, no próximo domingo, 18, e para futuros processos seletivos de grande porte. Além disso, foi recomendado:
- elaboração de plano de tráfego preventivo para a BR-364 e vias adjacentes ao campus da Ufac;
- implementação de sinalização informativa adequada e ostensiva;
- reforço do efetivo nos pontos críticos;
- coordenação interinstitucional prévia entre os órgãos envolvidos;
- atuação antecipada para evitar congestionamentos e intervenções improvisadas.
Segundo o MPF, a adoção dessas providências é essencial para prevenir prejuízos ao direito fundamental à educação, bem como para garantir segurança, mobilidade urbana e igualdade de condições aos candidatos. Além disso, a instituição enfatiza que, caso não haja o não atendimento da recomendação, adoção de medidas judiciais poderão ser tomadas.