Os candidatos inscritos no vestibular de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) voltam aos locais de prova neste domingo, 18, para a segunda e última etapa do processo seletivo. A aplicação ocorre em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, com exames de Ciências da Natureza e Matemática, previstos para iniciar às 13h.
O vestibular oferece 80 vagas para o curso de Medicina, sendo 40 para o primeiro semestre e 40 para o segundo semestre letivo de 2026, todas no campus sede da Ufac, em Rio Branco.
Ao todo, o certame registrou 5.314 inscritos pagantes, número superior ao do ano anterior, quando o ingresso ainda ocorria por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Primeira etapa e abstenções
A primeira etapa foi realizada no domingo, 11, com provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação. Segundo a pró-reitora de Graduação da Ufac, Ednaceli Damasceno, 30,74% dos candidatos não compareceram ao primeiro dia, o que corresponde a 1.669 ausências.
“Essas abstenções, de certa forma, já são esperadas nesse tipo de processo seletivo. Provavelmente, no segundo domingo de prova, essa abstenção poderá ser superior”, afirmou a pró-reitora.
Antes de contabilizar as ausências, a concorrência média era de 67,78 candidatos por vaga, conforme dados do Cebraspe, responsável pela organização do vestibular.
Abertura antecipada dos portões
Atendendo a uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF), a Ufac e o Cebraspe decidiram antecipar a abertura dos portões para a segunda etapa. Neste domingo, os portões serão abertos às 11h, mantendo-se o início das provas às 13h.
A medida busca evitar os problemas registrados no primeiro dia do vestibular, quando a abertura tardia dos portões provocou congestionamentos quilométricos na BR-364. Relatórios da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontaram a necessidade de maior fluidez no acesso à universidade, considerando o número de inscritos.