No Dia Nacional da Visibilidade Trans, o Cine Sesc promove a exibição do filme Avenida Beira-Mar e um debate na Universidade Federal do Acre, em Rio Branco. A atividade será realizada nesta quinta-feira, 29, às 16h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas (CCJSA), no Bloco Ana Rosa Bayma.
A proposta da sessão é promover a mediação cultural entre a produção artística e o público acadêmico, utilizando o cinema como ferramenta de reflexão sobre temas como juventude, transexualidade, dinâmica familiar, psicologia e direito. A iniciativa integra as ações do Sesc Acre voltadas ao desenvolvimento humano e social.
O evento é direcionado à comunidade acadêmica da Ufac e tem entrada gratuita, respeitando a capacidade máxima do auditório.
“O ambiente acadêmico foi escolhido justamente por ser um espaço de construção de conhecimentos e de debate constante de ideias amadurecidas, além de ser o berço de boa parte dos fazedores de cultura no nosso estado, além de proporcionar debates sadios entre as profissões frente as necessidades e conduções profissionais e éticas para o contexto”, explica Edgar Ferreira, gerente de Cultura do Sesc/AC.
A expectativa é proporcionar ao público uma experiência que integre as dimensões cultural, educativa e de sensibilização social, unindo cinema e debate para tratar de temas diversos, a partir da compreensão de que a cultura não se limita ao entretenimento, mas também atua como ferramenta de formação e transformação social.
Após a exibição do filme, será realizado um debate com as convidadas Anna Kelem de Souza, técnica administrativa no Comitê Chico Mendes e estudante de Direito na Universidade Federal do Acre, e Dahlia Pagu, psicóloga e chefe da Divisão da Diversidade de Orientação Sexual e Identidade de Gênero, com foco na discussão de projetos e políticas públicas voltadas à população trans e travesti.

Por: Beatriz Ohrana, estagiária sob supervisão*








