
O Dia Nacional do Quadrinho, celebrado nesta sexta-feira, 30, surgiu como meio de celebrar as histórias em quadrinhos no Brasil. A data também tem significado especial no Acre, e serve como momento para celebrar as produções realizadas por autores locais, que transformam o cotidiano urbano em histórias ilustradas.
A data foi criada em referência à publicação de As Aventuras de Nhô-Quim, de Angelo Agostini, considerada a primeira história em quadrinhos brasileira, lançada em 30 de janeiro de 1869, marco que passou a simbolizar o nascimento do quadrinho nacional e, posteriormente, foi adotado oficialmente como data comemorativa.
No Acre, um dos nomes que representam essa produção é o quadrinista Francisco Moreira, criador do personagem Guardião Soturno, um anti-herói ambientado em Rio Branco. Para o autor, o personagem “foi um sonho que se concretizou”, resultado de uma relação antiga com os quadrinhos. “Eu sou colecionador das antigas. Venho colecionando desde criança histórias em quadrinhos”, afirmou.
Segundo Francisco, a ideia de criar o Guardião surgiu durante a pandemia, em meio a conversas com quadrinistas de outras regiões do país. “Eu conversando com eles pensei: ‘cara, acho que eu vou criar um super-herói, um anti-herói’. Foi onde comecei a pesquisar o que já tinha saído de material aqui”, relatou. Ele destaca que, apesar de existirem produções anteriores, muitas estavam restritas ao formato de fanzine. “Aí me veio a lembrança: cara, eu vou fazer um HQ.”
Fanzines são pequenas revistas, criadas quase que de maneira artesanal, com baixo número de exemplares, feitas por indivíduos ou pequeno grupo de pessoas fãs de um assunto em específico, sem grande estrutura ou investimento.
O autor ressalta o caráter regional do projeto. “É um produto muito acreano, tanto em concepção quanto nas páginas, porque é uma história que se passa aqui em Rio Branco.” Logo nas primeiras páginas, segundo ele, o leitor reconhece cenários locais. “Quem abre a HQ já vê o Rio Acre, primeiro distrito, segundo distrito, Terminal Urbano, Quartel da Polícia Militar. A ideia é divulgar o nosso estado através das histórias em quadrinhos.”

O processo de criação envolveu parcerias nacionais e também a participação da família. “A minha filha teve uma grande participação nisso. Eu precisava da opinião do adolescente, então ela foi meio que minha cobaia”, contou.
A definição do visual seguiu uma linha específica. “Eu queria aquele estilo comics mesmo, não era mangá, como muito tem surgido hoje”, destaca. Após receber fanarts de artistas locais, a produção final reuniu profissionais de outros estados, como o desenhista Johnny Silva, do Rio Grande do Norte, e o colorista Adão de Lima Junho, do Rio Grande do Sul.
O lançamento da HQ ocorreu inicialmente em São Paulo, durante o GBSP Festival. “Foram poucas cópias, em torno de 350, mas foi muito bem recebida pela galera de São Paulo”, disse Francisco. O reconhecimento cresceu com a reimpressão da obra, que recebeu nova capa e conquistou o prêmio Ecos da Literatura, como melhor HQ nacional pelo voto popular. “Isso me deixou mais animado ainda a produzir”, afirmou.
Para além dos quadrinhos
Além da HQ impressa, o Guardião Soturno ganhou desdobramentos em outras mídias. “Nós temos um piloto de animação, o Guardião Soturno Kids, e também um protótipo de game”, explicou. O projeto do jogo foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo e apresentado em eventos, incluindo uma edição da Gamescom realizada em Rio Branco. “Foi possível mostrar que o Acre também desenvolve jogos”, destacou.

Atualmente, o personagem integra plataformas digitais e parcerias com artistas de vários estados. “Quando me enviaram o prospecto de downloads, eram 107 mil. Eu não acreditei”, relatou Francisco, ao comentar a distribuição digital das HQs. Para ele, o alcance reforça a importância do quadrinho como ferramenta de visibilidade. “A gente está despertando a curiosidade da galera sobre o estado do Acre.”
Além do Guardião Soturno, Francisco Moreira já conta com outros personagens, que teambém tem aparecido em histórias com outros herois brasileiros. A lista de cidades protegidas pelos guardiões do Acre já conta com Rio Branco (Guardião Soturno), Cruzeiro do Sul (Anambé), Sena Madureira (Raio Verde) e Bujari (Os Indestrutiveis, grupo de heróis que ainda não foi lançado oficialmente), além de personagens que atuam por todo o território do estado, como Bartolomeu Dias, o Caçador de Assombrações.
Futuro no Acre
O quadrinista também aponta o futuro da produção local como um trabalho coletivo. “O futuro é trazer mais pessoas do nosso estado para produzir histórias de super-heróis, terror e mangás”, afirmou. Entre os planos, estão oficinas em escolas. “Ensinar roteiro, splash page, enquadramento. Hoje o quadrinho é praticamente um storyboard de cinema.”
Incentivo à leitura
A valorização das histórias em quadrinhos também passa pelos espaços públicos de leitura. Na Biblioteca Pública Adonay Barbosa dos Santos, em Rio Branco, há uma área dedicada ao acervo de HQs. O coordenador Aluizio Alencar de Almeida explica que o espaço é voltado especialmente ao público infantojuvenil. “É um espaço bastante frequentado, com literatura nacional e internacional, que serve como incentivo à leitura”, disse.
De acordo com Aluizio, a comemoração do Dia Nacional do Quadrinho reforça esse papel. “Nós valorizamos muito os nossos escritores, inclusive da nossa região, e divulgamos o trabalho deles aqui”, afirmou. Ele destaca que o ambiente foi pensado para acolher o leitor. “É um espaço tranquilo, que dá motivação e clima para a pessoa se dedicar à leitura.”

Para o coordenador, o impacto é direto na formação de novos leitores. “O principal motivo da biblioteca é o incentivo à leitura, e esse espaço ajuda as crianças a começarem a conhecer as histórias em quadrinhos. Isso motiva realmente a leitura”, concluiu.
Celebrado em 30 de janeiro, o Dia Nacional do Quadrinho relembra a origem dessa linguagem no Brasil e evidencia produções contemporâneas que, como o Guardião Soturno, conectam identidade regional, memória cultural e novas possibilidades de circulação artística.
Ver essa foto no Instagram
Confira abaixo mais imagens dos personagens acreanos:











