Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Companhia referência no teatro negro, Grupo dos Dez anuncia apresentação no Acre

Companhia referência no teatro negro, Grupo dos Dez anuncia apresentação no Acre

Cena do espetáculo “Madame Satã”, do Grupo dos Dez - Foto: Guto Muniz

O Grupo dos Dez, companhia mineira referência no teatro negro brasileiro, anuncia sua volta aos palcos com um projeto inédito de circulação nacional, que prevê sessões em diversos estados do país entre janeiro e julho de 2026.

A iniciativa marca os 15 anos de trajetória do coletivo e também fortalece sua manutenção, criando condições para um processo contínuo de pesquisa e criação. O projeto, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, conta com a apresentação do Ministério da Cultura e da Petrobras, reafirmando a importância da cultura como espaço de diversidade, resistência e transformação social.

Companhia referência no teatro negro, Grupo dos Dez anuncia apresentação no Acre
Rodrigo Jerônimo, ator, cantor e diretor – Foto: Divulgação

A turnê terá a realização de mais de 60 encenações, divididas em quatro espetáculos, sendo duas montagens já reconhecidas pelo público e pela crítica e duas obras inéditas que passarão por seis estados brasileiros. O projeto também prevê oficinas e rodas de conversa, ampliando a experiência artística para além dos palcos e aproximando comunidades locais da criação teatral.

Inspirado em matrizes afro-brasileiras, o grupo traz para o palco símbolos como a capoeira e o samba, que atravessam a história do país e se transformam em base poética e estética de cada montagem. É dessa forma que o coletivo reafirma seu compromisso de criar a partir de referências culturais brasileiras, valorizando a memória e projetando novas narrativas.

Companhia referência no teatro negro, Grupo dos Dez anuncia apresentação no Acre
Bia Nogueira, atriz, cantora e diretora musical – Foto: Paulo Abreu Val

Um dos marcos da turnê será a homenagem aos 90 anos do dramaturgo João das Neves, figura central da dramaturgia brasileira e parceiro histórico do Grupo dos Dez. Além disso, a proposta reafirma o compromisso do coletivo mineiro com a geração de empregos e renda no setor cultural, com a contratação de mais de 200 profissionais, majoritariamente negros, LGBTQIAPN+ e periféricos, ao longo de todo o processo.

Para Rodrigo Jerônimo, fundador e diretor do grupo, o retorno neste momento tem um profundo valor simbólico: “Chegar aos 15 anos significa olhar para trás e reconhecer tudo o que conquistamos, mas também reafirmar que nosso trabalho só ganha sentido quando é capaz de criar coletivamente e transformar realidades. Com a apresentação do Ministério da Cultura e da Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, damos um passo essencial para ampliar essa história e alcançar novos públicos e territórios.”

Companhia referência no teatro negro, Grupo dos Dez anuncia apresentação no Acre
Marcos Fábio de Faria, dramaturgo – Foto: Annelize Tozetto

Já Bia Nogueira, artista e integrante da equipe criativa, destaca o caráter social da retomada: “O Grupo dos Dez sempre foi mais do que espetáculos: é sobre abrir espaços de encontro, escuta e pertencimento. Estar de volta com essa temporada é potencializar vozes que refletem o Brasil em toda a sua diversidade e afirmar que a arte deve ser acessível a todas as pessoas.” Mais do que uma temporada de performances, o projeto reafirma o compromisso do Grupo dos Dez com a democratização da cultura e a geração de oportunidades no setor artístico.

Sobre Madame Satã

Madame Satã é o terceiro espetáculo do Grupo dos Dez, no qual a companhia se vale da biografia de um dos mais peculiares personagens da cultura negra brasileira para dialogar com questões que permeiam a crítica à homofobia, à transfobia e ao racismo.

Entre 2015 e 1019, o musical foi apresentado em várias capitais brasileiras com grande sucesso de público e crítica. Dentre os reconhecimentos, estão o Prêmio Brasil Musical 2019 – 2ª edição (melhor espetáculo musical Sudeste) e o Prêmio Leda Maria Martins 2017 (categoria melhor espetáculo).

É o único espetáculo de João das Neves (1935-2018) ainda em cartaz, dos mais de 40 dirigidos pelo diretor ao longo de sua extensa e produtiva trajetória no teatro brasileiro.

Companhia referência no teatro negro, Grupo dos Dez anuncia apresentação no Acre
Cena do espetáculo “Madame Satã”, do Grupo dos Dez – Foto: Guto Muniz

Agenda em Rio Branco

A temporada de apresentações que acontecem durante todo o primeiro semestre de 2026 inicia seu roteiro em Rio Branco, no Acre, materializando o retorno da companhia aos palcos depois do silenciamento imposto pela pandemia.

No dia 28 de janeiro, o grupo realizará a oficina “Ação Musical Dramatúrgica”, no Teatro João das Neves/Usina de Arte João Donato, direcionada prioritariamente para artistas negras, indígenas e LGBTQIAPN+. Nos dias 29 e 30 de janeiro (quinta e sexta), a partir das 19h30, haverá a apresentação do espetáculo “Dandara para todas as mulheres”, no Teatro João das Neves/Usina de Arte João Donato. E nos dias 31 de janeiro e 1° de fevereiro (sábado e domingo), às 19h30, será a vez de o público acreano assistir ao premiado “Madame Satã”, também no Teatro João das Neves/Usina de Arte João Donato, em Rio Branco.

O projeto deve circular ainda por outras cidades como Rio de Janeiro/RJ (cidade natal do homenageado João das Neves), Salvador/BA, Fortaleza e região do Cariri/CE, Recife/PE, Manaus/AM e Belo Horizonte/MG.

Foto 1: Rodrigo Jerônimo – Ator, cantor e diretor – Crédito: Divulgação
Foto 2: Bia Nogueira – Atriz, cantora e diretora musical – Crédito: Paulo Abreu Val
Foto 3: Marcos Fábio de Faria – Dramaturgo – Crédito: Annelize Tozetto
Foto 4: Cena do espetáculo “Madame Satã”, do Grupo dos Dez – Crédito: Guto Muniz
Foto 5: Cena do espetáculo “Madame Satã”, do Grupo dos Dez – Crédito: Guto Muniz

Sair da versão mobile