A primeira etapa do Complexo Viário em Rio Branco deverá ser entregue em março, com a liberação do tráfego sobre o viaduto, segundo informações discutidas durante visita técnica do governador Gladson Camelí à obra, nessa quarta-feira, 7. Além de acompanhar o andamento dos serviços, o governador debateu pontos considerados fundamentais para garantir que as próximas fases sejam executadas dentro do prazo e com qualidade.
Durante a agenda, Gladson Camelí afirmou que o acompanhamento seguirá de forma contínua. “Seguiremos firmes, com transparência e compromisso, para entregar uma obra que vai transformar a vida dos acreanos”, declarou.
O Complexo Viário é resultado de um convênio entre o governo do Acre, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Seop), e o governo federal, via Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O investimento total ultrapassa R$ 30 milhões, sendo mais de R$ 17 milhões provenientes de emenda parlamentar, com o restante como contrapartida do Estado.
Segundo o secretário de Obras Públicas, Ítalo Lopes, a participação direta do governador tem sido decisiva nas definições sobre a execução da obra.
“Já definimos que a entrega da primeira fase ocorrerá em março, permitindo o tráfego sobre o viaduto. Estamos avaliando também a possibilidade de liberar algumas das alças nesse período”, afirmou.
De acordo com o secretário, qualquer liberação parcial já deve contribuir para reduzir os congestionamentos na região central da capital e melhorar a mobilidade urbana.
Além do viaduto, o projeto contempla a construção de quatro alças, a ampliação da faixa viária até a quarta ponte e outras intervenções estruturais. Todo o conjunto tem conclusão prevista para 2026. Nesta primeira fase, a meta é liberar o viaduto e retomar o tráfego completo pela Avenida Getúlio Vargas.
Com informações da Agência de Notícias do Acre