Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Corujas e outras aves silvestres são soltas após reabilitação em Rio Branco

Corujas e outras aves silvestres são soltas após reabilitação em Rio Branco

Foto: Secom

Corujas e outras aves silvestres foram soltas nesta semana no Horto Florestal de Rio Branco após passarem por processo de reabilitação. Os animais haviam sido encontrados anteriormente em situação de debilidade e, após atendimento veterinário especializado, foram considerados aptos a retornar ao habitat natural.

A identificação dos animais foi feita pela equipe do Horto Florestal, administrado pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Após o resgate, os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama, onde receberam cuidados clínicos, acompanhamento técnico e tratamento veterinário até a recuperação completa.

Corujas e outras aves silvestres são soltas após reabilitação em Rio Branco
Foto: Secom

Entre as espécies reintroduzidas no Horto Florestal estão a coruja-preta, a mãe-da-lua-gigante, a coruja-buraqueira e a coruja-do-mato. A soltura ocorreu no fim da tarde da última quarta-feira, 21, considerando os hábitos predominantemente noturnos dessas aves.

A bióloga responsável pelo Cetas, Elaine Oliveira, explicou que o horário foi definido para favorecer a adaptação dos animais ao ambiente natural. Ela também ressaltou a importância do Horto Florestal como área estratégica para a preservação da fauna silvestre em área urbana.

A Prefeitura de Rio Branco orienta que, ao identificar animais silvestres em situação anormal, a população não tente capturá-los ou manipulá-los, devendo acionar o Corpo de Bombeiros para garantir a segurança das pessoas e o bem-estar dos animais.

Sair da versão mobile