Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Edital abre seleção de artesãos do Acre para feira nacional em Brasília; veja como participar

Edital abre seleção de artesãos do Acre para feira nacional em Brasília; veja como participar

Foto: Bruno Moraes/SETE

Artesãos acreanos interessados em levar sua produção para uma das principais vitrines do artesanato brasileiro já podem se inscrever no novo chamamento público lançado pelo governo do Estado. O edital publicado na edição desta sexta-feira, 16, do Diário Oficial do Estado (DOE), abre o processo seletivo para participação no 21º Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, que será realizado em Brasília (DF), entre os dias 1º e 5 de abril de 2026.

A seleção é coordenada pela Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), por meio da Coordenação Estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), e tem como objetivo divulgar e comercializar produtos artesanais do Acre em um espaço coletivo de 50 metros quadrados durante o evento.

Ao todo, estão sendo ofertadas 10 vagas, distribuídas entre diferentes perfis, incluindo mestre artesão, entidades representativas, grupos de produção artesanal, artesãos indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Podem concorrer produções classificadas como arte popular, artesanato tradicional, de referência cultural, contemporâneo-conceitual, indígena e quilombola.

Os selecionados terão direito a ajuda de custo no valor de R$ 715,75 por diária, contemplando dois dias de deslocamento e o período de realização da feira. Os participantes deverão chegar um dia antes do início do evento para montagem do estande e retornar após a desmontagem, ao fim da programação.

Como se inscrever

As inscrições podem ser feitas presencialmente, na Casa do Artesanato Acreano, ou por e-mail, com envio da documentação exigida, entre 13 de janeiro e 12 de fevereiro de 2026. É obrigatório que os interessados estejam cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) e com a carteira válida.

O processo seletivo será realizado em duas etapas: análise documental e avaliação dos portfólios por comissão interdisciplinar. Somente serão classificados os candidatos que alcançarem, no mínimo, 50 pontos na avaliação.

Cronograma do edital

Sair da versão mobile