Apenas nos primeiros sete dias de 2026, o Acre já contabilizou 107 violações de direitos humanos, segundo dados do Painel da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. No período, foram abertos 10 protocolos, que deram origem a 15 denúncias formais registradas nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasiléia e Xapuri.
O detalhamento das ocorrências mostra que a maior parte das violações está relacionada à integridade das vítimas. Casos de violência psíquica lideram os registros, com 15 denúncias associadas a 45 violações. Em seguida aparecem as situações de violência física, com 13 denúncias e 30 violações. T
ambém foram contabilizados episódios de negligência (12 denúncias e 14 violações) e de violência patrimonial (4 denúncias e 5 violações).
Além da integridade, os dados apontam violações ligadas à liberdade, como ataques a direitos individuais (4 denúncias e 6 violações) e à liberdade de religião ou crença, que, embora apareça com menor volume, ainda soma 1 denúncia e 2 violações no período.







