Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Estudante de escola pública do Acre tira 960 na redação do Enem: “vou lutar para alcançar a profissão que eu almejo”

Estudante de escola pública do Acre tira 960 na redação do Enem: “vou lutar para alcançar a profissão que eu almejo”

Allesson de Souza Araújo, aluno da Escola Cívico-Militar Aldaci Simões, alcançou 960 pontos na redação do Enem 2025. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A dedicação aos estudos e a persistência ao longo da preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deu ao estudante Allesson de Souza Araújo uma nota de 960 pontos na redação. Aluno da Escola Cívico-Militar Aldaci Simões, ele também participou do cursinho Pré-Enem Legal, que contribuiu para sua trajetória. 

Em vídeo em que comenta o resultado para a Secretaria de Educação (SEE), Allesson reforça que o caminho até a nota elevada foi marcado por esforço de determinação. “Mas eu vou lutar, vou passar nem que seja mais um ano estudando, mas eu vou lutar para alcançar essa profissão que tanto eu almejo”, afirmou. 

Segundo o estudante, a decisão sobre a carreira que deseja seguir foi determinante para a sua rotina de estudos. “Desde o momento que eu decidi o que eu queria fazer, a minha faculdade dos sonhos, eu passei a me dedicar a fundo mesmo na área de estudar pra isso”, relatou. 

Na preparação para o Enem, Allesson utilizou o cursinho Pré-Enem Legal como apoio nos estudos. A iniciativa reúne aulas e conteúdos de revisão voltados para candidatos ao exame, incluindo materiais disponíveis on-line. Segundo o estudante, o cursinho teve papel importante na sua trajetória. “O Pré-Enem Legal ajudou bastante, ele pavimentou o rumo que eu queria tomar, e as suas aulas, as aulas que tem pelo YouTube, seus diversos vídeos e etc, foram muito importantes pra isso”, afirmou. 

O esforço do estudante também é reconhecido pela família. O pai, Alex Araújo, destacou as renúncias feitas pelo filho ao longo da preparação. “Muitas vezes ele deixava de sair com a gente, pra se divertir, porque ele queria ficar estudando. Orgulhoso, né, ver o esforço dele, a dedicação dele”, afirmou. 

Para Allesson, o avanço da educação pública tem ampliado as oportunidades para estudantes que sabem aproveitar os recursos disponíveis. “Se for analisar, o que evoluiu a escola pública é a questão do material didático, a questão de tablet, a questão da informática, o acesso às videoaulas. Hoje ela evoluiu muito, então se o aluno souber aproveitar, ele consegue, é um bom objetivo”, avaliou. 

Ele também ressaltou o papel transformador da educação na superação de barreiras sociais e econômicas. “A educação é essencial, ela é o que faz a gente conseguir quebrar barreiras, chegar em lugares que a gente acha que nunca poderia chegar normalmente, seja pra nossa condição social, nossa condição econômica”, disse. 

Ao falar sobre o papel da educação em sua trajetória, Allesson destacou que o conhecimento foi fundamental para ampliar horizontes e romper limites impostos pela realidade social. Para ele, o estudo representa uma ferramenta de transformação pessoal e coletiva, capaz de abrir caminhos e possibilitar que jovens alcancem objetivos que, à primeira vista, parecem distantes. 

Sair da versão mobile