Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Famílias atingidas pela cheia do Rio Acre recebem atendimento de saúde no Parque de Exposições

Famílias atingidas pela cheia do Rio Acre recebem atendimento de saúde no Parque de Exposições

Foto: Ascom Prefeitura de Rio Branco

A Prefeitura de Rio Branco mantém atendimento de saúde às famílias atingidas pela cheia do Rio Acre e acolhidas no Parque de Exposições. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e integra o plano de contingência do município.

No domingo (18), equipes de saúde realizaram atendimentos médicos e a dispensação de medicamentos no local. Segundo boletim da Defesa Civil Municipal divulgado no sábado (17), a cheia já atingiu 20 bairros da capital, afetando 521 famílias.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, a atuação ocorre de forma integrada entre os setores da Prefeitura.

“Com base no monitoramento do nível do rio, estruturamos equipes de saúde com médicos e profissionais de enfermagem, garantindo atendimento imediato às famílias acolhidas”, afirmou.

O atendimento no parque é realizado por equipes volantes. Segundo o diretor de Cuidados com a Saúde da Comunidade, Everton Maia, a estrutura pode ser ampliada conforme a demanda.

“Caso o número de pessoas aumente, existe a possibilidade de implantação de uma unidade básica de saúde provisória no local”, explicou.

Conforme a médica da rede municipal Cinndy Aguiar, predominam atendimentos de baixa complexidade.

“São casos leves, mas que exigem acompanhamento, principalmente pelo risco de doenças relacionadas ao contato com água contaminada”, destacou.

Erica Silva, moradora do bairro Cadeia Velha, contou que já enfrentou outras alagações. Ela aproveitou o atendimento para se consultar e pegar alguns medicamentos de uso contínuo.

“Estamos recebendo todo o apoio. Faço tratamento no Hosmac e aproveitei o atendimento aqui para pegar alguns remédios que estava precisando”, relatou.

Moradora do bairro 6 de Agosto, Jéssica Costa também foi atendida junto com a família e destacou a importância desse serviço.

“Esse atendimento aqui está sendo muito bom, porque é rápido e já tem os remédios para as crianças”, concluiu.

Sair da versão mobile