As condições atmosféricas seguem altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas em todo o Acre ao longo dos próximos dias, com possibilidade de impactos significativos sobre rios, igarapés e áreas urbanas. O alerta foi feito nesta terça-feira, 20, pelo pesquisador meteorológico Davi Friale, que projeta um cenário de tempo severo pelo menos até o dia 27 de janeiro.
De acordo com Friale, a instabilidade é resultado da combinação de diversos fatores meteorológicos, como a formação de uma baixa pressão atmosférica alongada, conhecida como cavado, o transporte intenso de umidade do oceano Atlântico e uma circulação atípica de ventos em altos níveis da atmosfera.
Esse conjunto favorece a ocorrência de chuvas fortes a qualquer hora do dia, não apenas no Acre, mas também em estados vizinhos e em países da região, como Bolívia e Peru.
O pesquisador destaca que, em solo acreano, os volumes de chuva podem superar 100 milímetros em menos de 24 horas em alguns municípios.
Com esse cenário, Friale alerta para uma elevação expressiva do nível dos rios nos próximos dias. Em Rio Branco, há possibilidade de o Rio Acre ultrapassar a marca de 16 metros até o fim do mês, não sendo descartado que atinja 17 metros, patamar considerado de alto risco para transbordamentos e alagamentos.
O alerta se estende especialmente aos rios menores e igarapés, que podem subir de forma rápida e repentina, provocando transtornos à população ribeirinha. Em áreas urbanas, o pesquisador aponta risco de inundações de ruas, queda de árvores, deslizamentos de terra e danos a edificações.






