Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Fungo que inspirou The Last of Us é observado parasitando aranha na Amazônia

Fungo que inspirou The Last of Us é observado parasitando aranha na Amazônia

A aranha foi avistada na Amazônia. Foto: Reprodução

Um fungo do gênero Cordyceps que parasita aracnídeos e insetos na Amazônia voltou a chamar atenção após registro feito pelo pesquisador Elisandro Ricardo Drechsler-Santos, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em vídeo divulgado nas redes, o cientista mostra uma tarântula infectada pelo Cordyceps caloceroides, espécie conhecida por produzir estruturas reprodutivas visíveis no corpo do hospedeiro e por inspirar obras de ficção como a franquia The Last of Us.

Durante o registro, Drechsler-Santos explica que a estrutura alaranjada observada na aranha é responsável pela produção e liberação de esporos. “Isso na verdade é uma tarântula, uma aranha gigante que existe aqui na Amazônia e que ela foi infectada por um fungo que produz essa estrutura laranjada, meio avermelhada, nas pontas estão sendo produzidos os esporos”, afirmou. Segundo ele, os esporos se dispersam no ambiente e podem infectar outros indivíduos da mesma espécie.

O Cordyceps caloceroides é um fungo entomopatogênico, ou seja, especializado em parasitar artrópodes. No caso dessa espécie, o alvo é um pouco diferente, as aranhas. O ciclo começa quando os esporos entram em contato com o hospedeiro, germinam e passam a se desenvolver internamente. Após a morte do animal, o fungo emerge para o exterior, formando estruturas que permitem a dispersão de novos esporos. Especialistas destacam que esse tipo de fungo não infecta seres humanos.

A dinâmica biológica desses fungos ganhou projeção mundial por inspirar a narrativa de The Last of Us, jogo desenvolvido pela Naughty Dog. O primeiro título foi lançado em 2013 para PlayStation 3 e posteriormente adaptado para PlayStation 4. A continuação, The Last of Us Part II, chegou ao mercado em 2020, também para PlayStation 4. A história apresenta um cenário fictício em que uma variação do fungo Cordyceps passa a infectar humanos, causando colapso social. Apesar de acontecer na ficção, a realidade é um pouco diferente, já que o cenário posto é apenas uma hipótese sem respaldo científico.

A franquia foi adaptada para a televisão pela HBO, com estreia da série The Last of Us em 2023, disponível na plataforma HBO Max. A produção é estrelada por Pedro Pascal, no papel de Joel Miller, e Bella Ramsey, como Ellie.

Sair da versão mobile