A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) dá mais um passo decisivo para o fortalecimento da cultura do café no Acre nesta quinta-feira, 8. Em cerimônia oficial, será assinada a Ordem de Serviço para a ampliação do Complexo Industrial de Beneficiamento do Café do Juruá, com a construção das unidades de secagem e descasque em Cruzeiro do Sul.
O projeto, viabilizado pela ABDI, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul e a Cooperativa de Produtores de Café do Juruá (Coopercafé), soma-se ao Complexo Industrial do Café do Juruá, localizado em Mâncio Lima. A indústria do município vizinho opera com 11 secadores automatizados e capacidade para processar 20 mil sacas por safra. Em 2025, foram beneficiadas 10 mil sacas.
O empreendimento recebe um investimento total de R$ 5 milhões aportados pela ABDI, como parte de uma estratégia de desenvolvimento regional e modernização industrial. A nova unidade terá 750 m² de área construída e será equipada com tecnologia de ponta, incluindo cinco secadores e uma descascadora, garantindo capacidade para beneficiar 10 mil sacas de café por safra.
”Com este novo investimento de R$ 5 milhões em Cruzeiro do Sul, estamos consolidando um cinturão produtivo que integra Mâncio Lima e amplia a capacidade de beneficiamento na região. Ao garantir que o produtor tenha onde secar e beneficiar sua safra com qualidade, estamos assegurando que o lucro fique com as famílias do Juruá. É dignidade no campo e café acreano conquistando novos mercados com alto valor agregado”, destaca a diretora da ABDI, Perpétua Almeida.
O foco da Agência com este investimento é fomentar a cultura cafeeira no Juruá, promovendo a inclusão tecnológica e produtiva de milhares de agricultores familiares. Com a nova estrutura, a ABDI e seus parceiros visam elevar o padrão de qualidade do café acreano e ampliar sua competitividade no mercado nacional.








