
Uma jiboia foi capturada pelo 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar na última quarta-feira, 21, no bairro Itucumã, em Rio Branco. O animal estava localizado na margem do Ramal José Carlos, nas proximidades da Chácara Asa Branca.
A guarnição foi acionada após uma moradora da região avistar a serpente enquanto passava pelo local. Temendo que o animal pudesse atacar cães da vizinhança ou que algum morador acabasse matando a cobra por medo, a senhora solicitou a intervenção dos militares.
De acordo com os relatos da ocorrência, a jiboia aparentava estar saudável. Como não apresentava um volume corporal considerável, não foi possível confirmar se ela havia se alimentado recentemente. No vídeo, adquirido pela A GAZETA, é possível ver o momento da captura do animal.
Seguindo o protocolo padrão para o manejo de fauna, a serpente foi transportada com segurança e entregue ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). O órgão é responsável por avaliar as condições de saúde do animal antes de decidir pela sua soltura em habitat natural ou outro encaminhamento adequado.
O resgate do animal contou com a participação dos soldados: Judson Costa, Ítalo Castro, F. Neri e A. Galvão. O Corpo de Bombeiros reforça que, em casos de encontro com animais silvestres em áreas urbanas, a população nunca deve tentar o manejo por conta própria, devendo sempre acionar os órgãos competentes via 193.
Ver essa foto no Instagram
Período propício
O período invernoso, com predominância de fortes, favorece o aparecimento de cobras e outras animais silvestres em áreas mais urbanizadas. Com frequência, o Corpo de Bombeiros tem recebido chamadas para esse tipo de ocorrência.







