Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Livro póstumo de João das Neves, inspirado na Amazônia, será lançado em Rio Branco

Livro póstumo de João das Neves, inspirado na Amazônia, será lançado em Rio Branco

Foto: Hannah Lydia/Ieptec

A floresta, o teatro e os povos indígenas se encontram nas páginas de O Encenador e a Floresta, obra póstuma de João das Neves que será lançada na próxima quarta-feira, 28, às 19h, na Usina de Arte João Donato, em Rio Branco. O livro é publicado pela Associação Campo das Vertentes (ACV) em parceria com a Relicário Edições.

Com prefácio de Ailton Krenak e ilustração de capa assinada pelo MAKHU (Movimento dos Artistas Huni Kuin), a obra estabelece um diálogo entre artes cênicas, cosmologias indígenas e pensamento ambiental, reunindo textos fundamentais do dramaturgo, ator e diretor teatral.

Organizado por Mara Vanessa Dutra, Rodrigo Cohen e Titane, o livro inclui o inédito Diário de Viagem ao Yuraiá e outros escritos que evidenciam a profunda relação de João das Neves com a Amazônia e com os povos da floresta. Amigos do artista desde os tempos em que viveu no Acre, Ailton Krenak e Ibã Huni Kuin ajudam a revelar as camadas espirituais, políticas e poéticas presentes na obra.

A publicação foi fomentada pelo Programa Funarte Retomada 2023 – Teatro e integra uma série de iniciativas da ACV voltadas à preservação e difusão do acervo de João das Neves. O posfácio, assinado por Mara Vanessa Dutra, contextualiza o período vivido pelo artista no Acre e recupera sua intensa atuação junto a lideranças indígenas e ambientalistas, além da criação do Grupo Poronga de Teatro e da chamada trilogia acreana: Caderno de Acontecimentos, Tributo a Chico Mendes e Yuraiá – o rio do nosso corpo.

O texto foi construído a partir de entrevistas com familiares, artistas colaboradores, indígenas, indigenistas e representantes de instituições com as quais João das Neves dialogou ao longo de sua trajetória.

Lançamento e homenagem

O evento de lançamento contará com leituras de trechos do livro e interpretações musicais de espetáculos históricos, realizadas por atores e músicos acreanos que trabalharam com João das Neves, além da participação especial de Titane, parceira de vida e criação do dramaturgo por duas décadas.

O lançamento também ocorre no contexto do projeto Grupo dos Dez – 15 anos de Teatro Negro, que inicia sua turnê nacional por Rio Branco entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, e presta homenagem aos 90 anos de nascimento de João das Neves, celebrado em 31 de janeiro.

João das Neves e o Acre

Natural do Rio de Janeiro e radicado em Minas Gerais, João das Neves viveu no Acre entre 1986 e 1991, período decisivo de sua trajetória artística e política. Foi nesse intervalo que fundou o Grupo Poronga de Teatro e desenvolveu obras profundamente ligadas às questões ambientais e indígenas, como Tributo a Chico Mendes e Yuraiá – o rio do nosso corpo.

A experiência acreana incluiu ainda uma intensa convivência com o povo Huni Kuin e a realização de cursos de teatro em Rio Branco, vivências que marcaram definitivamente sua escrita e seu pensamento cênico. Esses encontros agora se desdobram na publicação de O Encenador e a Floresta, que chega ao público como registro sensível e político de uma trajetória profundamente conectada à Amazônia.

João das Neves faleceu em 24 de agosto de 2018, em Lagoa Santa (MG), mas seu legado segue vivo no teatro brasileiro e nas múltiplas formas de resistência cultural que ajudou a construir.

Livro póstumo de João das Neves, inspirado na Amazônia, será lançado em Rio Branco

Sair da versão mobile