14 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

14 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Mais de 110 colisões em postes deixam 92 mil consumidores sem energia no Acre em 2025

Levantamento da Energisa mostra que, mesmo com menos ocorrências, impactos foram mais severos ao longo do ano.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
13/01/2026 - 17:20
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Manda no zap!CompartilharTuitar

Acidentes de trânsito envolvendo postes de energia elétrica somaram 113 ocorrências no Acre ao longo de 2025 e provocaram a interrupção do fornecimento para 92 mil consumidores, segundo dados da Energisa Acre. Apesar de uma leve redução no número de casos em relação a 2024, o total de clientes afetados dobrou, indicando que os danos à rede elétrica foram mais graves.

Os registros se concentraram principalmente nos meses de janeiro, abril, maio e dezembro. De acordo com a concessionária, esses períodos coincidem com maior fluxo de veículos por conta de feriados e, em dezembro, com condições climáticas mais intensas, como chuvas, que reduzem a visibilidade e aumentam o risco de acidentes.

O impacto varia conforme o local e o tipo de estrutura atingida. Dependendo do poste, um único consumidor ou milhares podem ficar sem energia por várias horas. Escolas, unidades de saúde, comércios e residências estão entre os locais afetados. Além da interrupção do serviço, há risco de choque elétrico para quem se envolve diretamente no acidente ou se aproxima da área.

Segundo o coordenador da Energisa Acre, Jhony Poças, quando a rede elétrica é danificada, as equipes são acionadas para executar os reparos e realizar manobras operacionais.

“Manobras de transferência da carga para outros circuitos são realizadas pelo nosso Centro de Operação Integrado, visando restabelecer a energia para a maior quantidade de clientes o mais rápido possível. Porém, as casas que ficam próximas ao local do poste atingido vão ficar sem energia por uma questão de segurança para a realização do trabalho de manutenção”, explicou.

A concessionária informa que a rede de distribuição conta com sistemas de proteção automática, que desligam o fornecimento quando há interferência nos cabos ou postes. Mesmo assim, as colisões continuam representando risco à população.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Quando há necessidade de substituição de um poste, o serviço pode levar entre 4 e 8 horas, a depender da localidade, das condições de acesso e da quantidade de estruturas e equipamentos danificados. Em situações mais graves, pode ser necessária a troca de mais de um poste, ampliando o tempo de interrupção na região próxima.

“Mesmo que o impacto da batida não interrompa o fornecimento na hora, precisamos realizar um desligamento emergencial para efetuar o serviço. Existem casos em que o dano à rede é tão grave que é necessário trocar mais de um poste. Mesmo com nossa tecnologia para minimizar a quantidade de clientes atingidos, a região mais próxima pode ficar comprometida durante esse intervalo de tempo”, reforçou o coordenador.

Orientações em caso de acidente

Em acidentes envolvendo postes de energia, a orientação é que, se possível, os ocupantes permaneçam dentro do veículo, evitem tocar em partes metálicas ou fios e aguardem a chegada da equipe da concessionária para os procedimentos de segurança.

Pessoas que não estão envolvidas devem manter distância do local para evitar riscos de choque elétrico.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Suzane Richthofen foi à delegacia para tentar liberar corpo de tio encontrado morto em casa em SP

Próxima Notícia

Inscrições de concursos com 75 vagas na Educação e Saúde em cidade do Acre são prorrogadas; veja data

Mais Notícias

Carnaval 2026 começa com shows, fogos e escolha da realeza em Rio Branco; veja fotos
2º destaque

Carnaval 2026 começa com shows, fogos e escolha da realeza em Rio Branco; veja fotos

13/02/2026
Foto: Juan Vicent Diaz
4º destaque

Junior de Monaco celebra 7º título como Rei Momo em Rio Branco: “Segredo se chama preparação”

13/02/2026
Foto: Juan Vicent Diaz
3º destaque

Rainha do Carnaval 2026, Luiza Sousa fala após vitória: “Vou honrar essa turma”

13/02/2026
Luiza Sousa é eleita Rainha do Carnaval 2026 em Rio Branco - Foto: Juan Diaz
5º destaque

Luiza Sousa é eleita Rainha do Carnaval 2026 em Rio Branco e representa a folia na capital

13/02/2026
Júnior Demonaco - Foto: Juan Vicent Diaz
6º destaque

Júnior de Mônaco é eleito Rei Momo do Carnaval 2026 em Rio Branco e conquista sétimo título

13/02/2026
Foto: Juan Vicent Diaz
Destaques Cotidiano

FOTOS: Quatro candidatas disputam título de Rainha do Carnaval na primeira noite da festa em Rio Branco

13/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: Reprodução/Direção Concursos

Inscrições de concursos com 75 vagas na Educação e Saúde em cidade do Acre são prorrogadas; veja data

Nikolas Ferreira (PL-MG) durante coletiva de imprensa em Belo Horizonte - (crédito: Túlio Santos/EM/D.A.Press)

Abaixo-assinado pela cassação de Nikolas passa de 100 mil assinaturas

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre