Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mais de 110 colisões em postes deixam 92 mil consumidores sem energia no Acre em 2025

Mais de 110 colisões em postes deixam 92 mil consumidores sem energia no Acre em 2025

Foto: Reprodução

Acidentes de trânsito envolvendo postes de energia elétrica somaram 113 ocorrências no Acre ao longo de 2025 e provocaram a interrupção do fornecimento para 92 mil consumidores, segundo dados da Energisa Acre. Apesar de uma leve redução no número de casos em relação a 2024, o total de clientes afetados dobrou, indicando que os danos à rede elétrica foram mais graves.

Os registros se concentraram principalmente nos meses de janeiro, abril, maio e dezembro. De acordo com a concessionária, esses períodos coincidem com maior fluxo de veículos por conta de feriados e, em dezembro, com condições climáticas mais intensas, como chuvas, que reduzem a visibilidade e aumentam o risco de acidentes.

O impacto varia conforme o local e o tipo de estrutura atingida. Dependendo do poste, um único consumidor ou milhares podem ficar sem energia por várias horas. Escolas, unidades de saúde, comércios e residências estão entre os locais afetados. Além da interrupção do serviço, há risco de choque elétrico para quem se envolve diretamente no acidente ou se aproxima da área.

Segundo o coordenador da Energisa Acre, Jhony Poças, quando a rede elétrica é danificada, as equipes são acionadas para executar os reparos e realizar manobras operacionais.

“Manobras de transferência da carga para outros circuitos são realizadas pelo nosso Centro de Operação Integrado, visando restabelecer a energia para a maior quantidade de clientes o mais rápido possível. Porém, as casas que ficam próximas ao local do poste atingido vão ficar sem energia por uma questão de segurança para a realização do trabalho de manutenção”, explicou.

A concessionária informa que a rede de distribuição conta com sistemas de proteção automática, que desligam o fornecimento quando há interferência nos cabos ou postes. Mesmo assim, as colisões continuam representando risco à população.

Quando há necessidade de substituição de um poste, o serviço pode levar entre 4 e 8 horas, a depender da localidade, das condições de acesso e da quantidade de estruturas e equipamentos danificados. Em situações mais graves, pode ser necessária a troca de mais de um poste, ampliando o tempo de interrupção na região próxima.

“Mesmo que o impacto da batida não interrompa o fornecimento na hora, precisamos realizar um desligamento emergencial para efetuar o serviço. Existem casos em que o dano à rede é tão grave que é necessário trocar mais de um poste. Mesmo com nossa tecnologia para minimizar a quantidade de clientes atingidos, a região mais próxima pode ficar comprometida durante esse intervalo de tempo”, reforçou o coordenador.

Orientações em caso de acidente

Em acidentes envolvendo postes de energia, a orientação é que, se possível, os ocupantes permaneçam dentro do veículo, evitem tocar em partes metálicas ou fios e aguardem a chegada da equipe da concessionária para os procedimentos de segurança.

Pessoas que não estão envolvidas devem manter distância do local para evitar riscos de choque elétrico.

Sair da versão mobile