Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mais de 2 mil pessoas em 27 bairros de Rio Branco foram afetados pela enchente do Rio Acre

Mais de 2 mil pessoas em 27 bairros de Rio Branco foram afetados pela enchente do Rio Acre

As forças de segurança seguem prestando apoio às vítimas da alagação (Fotos: Walcimar Júnior)

O cenário de inundação em Rio Branco avançou significativamente neste domingo, 18. Segundo a última atualização da Defesa Civil Municipal, divulgada às 12h, o Rio Acre atingiu a marca de 14,55 metros, consolidando o estado de emergência na capital.

O monitoramento aponta um impacto crescente tanto na área urbana quanto na zona rural, mobilizando equipes de resposta em diversas frentes.

Até o momento, 27 bairros já foram afetados pelas águas, atingindo diretamente 631 famílias, o que representa cerca de 2.286 pessoas. As operações emergenciais de socorro e retirada de moradores estão concentradas, prioritariamente, nos bairros Seis de Agosto, Cadeia Velha, Habitasa, Base e Ayrton Senna.

Acolhimento e assistência

A estrutura de assistência já abriga diversas famílias que precisaram deixar suas casas. No Parque de Exposições Wildy Viana, o abrigo oficial acolhe, até o momento, seis famílias, totalizando 15 pessoas e seus animais de estimação.

Outras sete famílias indígenas foram removidas para a Escola Leôncio de Carvalho. Além disso, o boletim divulgado pela Defesa Civil registra quatro famílias desalojadas, somando 11 pessoas que buscaram refúgio em casas de parentes ou amigos.

Impacto na Zona Rural

Mais de 2 mil pessoas em 27 bairros de Rio Branco foram afetados pela enchente do Rio Acre
Imagens da enchente no Panorama (Foto: Walcimar Júnior)

A situação também é crítica nas comunidades rurais: Panorama, Belo Jardim, Liberdade, Catuaba e Vista Alegre. A estimativa é de que 250 famílias (aproximadamente mil pessoas) tenham sido afetadas nessas localidades. Ao todo, 15 comunidades rurais permanecem sob monitoramento rigoroso.

Para evitar acidentes graves, a Defesa Civil, em parceria com a Energisa, realiza inspeções técnicas em 12 bairros. O objetivo é avaliar os riscos da rede elétrica em contato com a água e efetuar desligamentos preventivos onde houver perigo iminente à população.

Resumo do Boletim (12h):

Sair da versão mobile