Um conjunto de obras em execução e em fase de planejamento deve contemplar praças, equipamentos públicos e áreas de lazer em diferentes regiões de Rio Branco. Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Cid Ferreira, parte dos projetos já está pronta e depende apenas da liberação de recursos para sair do papel.
“Ali naquela praça da Princesinha e na praça lá do bairro Santa Cruz nós temos um recurso de emenda da deputada Socorro Neri. Essa emenda ainda não foi liberada, o projeto está em processo de aprovação lá no Calha Norte e estamos aguardando”, afirmou o secretário. Ele explicou que o atraso ocorreu em razão da troca de equipe no programa federal. “O Calha Norte passou por um processo de troca de equipe, isso demorou bastante e atrasou inclusive essas obras”, completou.
Cid Ferreira ressaltou que os recursos já estão previstos e que a expectativa é de liberação no pacote que começou a ser destravado na virada do ano. “Tem um projeto muito bonito para urbanizar aquela área. Não entramos ainda porque precisamos aguardar a liberação, mas, estando liberado, a execução ali é muito rápida”, disse. Segundo ele, as intervenções devem agradar à população. “A população vai gostar tanto da nova praça da Princesinha quanto da praça do Santa Cruz, que vai ter parque para criança e áreas de convivência.”
Além das praças, o secretário informou que outros projetos já avançaram no processo de aprovação. “Inclusive já foram aprovados dois, são três restaurantes populares, para execução no São Francisco, na Defesa Civil e, se não me engano, lá na Cidade Nova”, declarou. Outro destaque é o Parque Cidade da Criança, que já teve a homologação concluída. “Foi homologado agora recentemente e já estamos providenciando para enviar para licitação”, afirmou.
Cid Ferreira disse ainda que a orientação do prefeito é acelerar os trâmites administrativos. “As coisas começaram a ser liberadas agora e eu, como secretário, por determinação do prefeito, tenho que correr o mais rápido possível para licitar tudo isso e iniciar essas obras”, pontuou.
Paralelamente ao pacote anunciado, a Prefeitura segue com a revitalização do Mercado Elias Mansour, obra que já ultrapassou 50% de execução e recebeu investimento aproximado de R$15 milhões. “A obra já está com mais de 50% executada, já foi investido aqui basicamente R$15 milhões”, informou o secretário. A previsão de entrega é entre maio e junho.
Segundo ele, o cronograma foi impactado principalmente pelo período invernoso e pela logística. “Estamos no período de inverno, isso ajuda no atraso, mas o principal são os insumos que vêm do Sul do país. Apesar da empresa já ter comprado todo o material, a entrega é feita paulatinamente”, explicou.
Cid Ferreira destacou que o acabamento do mercado exige atenção especial. “O acabamento dessa obra é muito detalhado. Vai ficar uma coisa bem diferente, bem bonita, que não vai ficar devendo a nada ao centro do país ou ao Sul”, afirmou. Ele acrescentou que outras intervenções estão em andamento na região central. “Além do mercado, teremos obras na Benjamin Constant e na encosta do Rio Acre. O centro vai ficar um lugar realmente prazeroso para quem visita e para quem mora aqui.”






