Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura de Rio Branco abre mais de 2,1 mil vagas em creches para 2026; veja como se inscrever

Prefeitura de Rio Branco abre mais de 2,1 mil vagas em creches para 2026; veja como se inscrever

Foto: Val Fernandes/Assecom

Mais de 2,1 mil vagas estão disponíveis para crianças na Educação Infantil – Creche da rede municipal de Rio Branco para o ano letivo de 2026. A abertura do processo de provimento das vagas foi publicada na edição desta sexta-feira, 30, do Diário Oficial do Estado (DOE), por meio do Edital nº 01/2026, da Secretaria Municipal de Educação (SEME).

De acordo com o edital, são 2.159 vagas no total, distribuídas entre berçário, creche integral e creche parcial, em Centros de Educação Infantil e creches localizadas em diferentes bairros da capital. As vagas atendem crianças de 4 meses a 3 anos e 11 meses, conforme a faixa etária e a etapa de ensino.

Do total ofertado, 132 vagas são destinadas a unidades com berçário, 1.196 vagas para creches regulares e 831 vagas para Centros de Educação Infantil, conforme detalhado nos anexos do edital. A quantidade de vagas varia por unidade, idade da criança e modalidade (integral ou parcial).

Como se inscrever

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 9 e 13 de fevereiro de 2026, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O cadastro deve ser realizado por meio do Cadastro Único de Creche (CAUC/RB), disponível no site da Prefeitura de Rio Branco, ou de forma presencial na unidade educativa de interesse.

Será aceita apenas uma inscrição por criança. Inscrições duplicadas serão automaticamente desconsideradas, valendo apenas a última registrada.

No ato da inscrição, é obrigatória a apresentação de documentos como certidão de nascimento da criança, CPF ou RG, além de documentação específica nos casos de participação em programas sociais, deficiência ou situação de violência doméstica.

Sorteio e matrícula

O preenchimento das vagas ocorrerá em três etapas: inscrição, sorteio e matrícula. O sorteio público está previsto para o dia 23 de fevereiro, às 9h, na própria unidade onde a criança foi inscrita. Já a matrícula das crianças sorteadas deverá ser realizada entre os dias 24 e 27 de fevereiro.

As crianças que não forem contempladas no sorteio passarão a integrar uma lista de espera, chamada de Demanda Manifesta, que seguirá critérios de prioridade definidos em lei, como crianças com deficiência, filhos de pessoas com deficiência, dependentes de mulheres vítimas de violência e beneficiários de programas sociais.

Sair da versão mobile