O ano de 2026 começa com uma virada no tempo no Acre. A primeira onda polar do ano avança sobre o estado entre este domingo, 4, e a segunda-feira, 5, trazendo muita chuva, céu fechado e um alívio no calor intenso dos últimos dias. O alerta é do pesquisador climático Davi Friale, que chama atenção para o alto potencial de transtornos em áreas vulneráveis.
Segundo Friale, apesar do nome, o fenômeno não caracteriza uma friagem, mas será suficiente para reduzir as temperaturas e deixar o clima mais ameno. “Não é uma friagem, mas a temperatura cai um pouco, diminuindo sensivelmente o calor dos últimos dias”, explica.
O maior impacto deve ser provocado pelo volume de chuva. Em algumas áreas, principalmente nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o acumulado pode superar os 80 milímetros em poucas horas. “O tempo fica extremamente instável, com chuvas a qualquer hora, tanto no domingo quanto na segunda-feira”, afirma o pesquisador.
Com o solo já encharcado em várias regiões, Friale alerta para riscos elevados à população. “Há alta probabilidade de transtornos, como inundação de ruas, transbordamento de córregos e igarapés, queda de árvores, deslizamentos de terra e danos às edificações”, destaca.






