O programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), tem como objetivo combater o desperdício, incentivar a inovação tecnológica, ampliar o uso de fontes renováveis e contribuir para a sustentabilidade ambiental e econômica. No Acre, o programa é desenvolvido pela Energisa que desde que chegou ao Estado contemplou 35 instituições.
Por meio do PEE, a Energisa desenvolve projetos em todo o país com foco em instituições sociais, hospitais, escolas e órgãos públicos, além de ações voltadas à população de baixa renda. No Acre, o programa tem gerado impactos positivos desde 2020, promovendo melhorias estruturais e redução de custos com energia elétrica.
Somente no último ciclo 11 projetos foram realizados. Entre as principais ações realizadas estão a troca de lâmpadas por modelos mais eficientes e o cadastro de famílias de baixa renda para a substituição de geladeiras e ventiladores antigos por equipamentos com menor consumo de energia. As iniciativas contribuem diretamente para a redução do gasto mensal das famílias e para o uso mais consciente da energia elétrica.
Outro destaque do programa é a chamada pública, que possibilita melhorias na iluminação pública, substituição de equipamentos e instalação de sistemas de geração fotovoltaica em hospitais, escolas e instituições públicas. Essas ações fortalecem os serviços públicos, reduzem despesas com energia e ampliam o uso de fontes renováveis no estado.
“Desde a chegada da Energisa ao Acre, 35 instituições já foram beneficiadas pelos projetos de eficiência energética, com investimentos que somam cerca de R$ 20 milhões. Os resultados reforçam o compromisso da distribuidora com a preservação ambiental, a melhoria da qualidade dos serviços públicos e o desenvolvimento sustentável”, ressalta o diretor presidente da Energisa Acre, Ricardo Xavier.
Instituições contempladas
Entre as instituições beneficiadas em 2025 estão o Hospital do Amor no Acre, o Batalhão de Operações Especiais – BOPE, o Departamento da Polícia Federal no Acre, a Secretaria de Turismo e Empreendedorismo, a UPA do 2º Distrito, entre outros. Alguns projetos seguem em andamento para serem entregues em 2026.






