Ver essa foto no Instagram
Com o objetivo de revitalizar o coração da capital acreana, a Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola de Rio Branco (ACISA) deu início às articulações do projeto “Revitalização do Centro de Rio Branco/AC: Comércio Forte, Cultura e Cidade Viva”. A iniciativa foca na transformação da região central em um ambiente mais seguro, turístico e atrativo por meio da ocupação qualificada de espaços públicos e da integração entre diferentes setores da sociedade.
A primeira reunião do grupo de trabalho, na última sexta-feira, 16, teve como pauta central a segurança pública, considerada ponto fundamental para o sucesso da proposta. O encontro reuniu a presidente da Acisa, Patrícia Dossa, sua equipe técnica e representantes de instituições estratégicas, como o Ministério Público, Rubby da Silva, a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (SDTI), Lara Costa, Polícia Militar do Acre, representada pelo Coronel Kleison Albuquerque, da Polícia Legislativa, Arthur Montenegro e André Alves, e da iniciativa privada, a empresária Izanelda Magalhães.
“Nós, comerciantes, precisamos fazer com que o Centro volte a ser visitado, seguro para que a população possa fazer suas compras, visitar, passear e utilizar realmente o centro da cidade”, destacou a presidente da Acisa, Patrícia Dossa.
Izanelda Magalhães, empresária da gastronomia, salientou a disponibilidade dos empresários em a ocupação cultural e econômica do Centro de Rio Branco. “É muito importante que a gente faça a retomada do Centro de Rio Branco, e os empresários estão disponíveis para fazer essa retomada”, afirmou.
Ações práticas e parcerias
O projeto é uma realização da Acisa em parceria com a iniciativa privada e órgãos públicos. A estratégia prevê uma agenda cultural permanente, ações de revitalização urbana e o fortalecimento do turismo, sempre em diálogo com entidades representativas e políticas sociais.
Izanelda Magalhães representou o setor privado no encontro, que também contou com a presença de lideranças da Associação Elas Fazem Acontecer, Lidianne Cabral, Teomayra e Bianca, responsáveis pela Feira Brasilidades.
Ponto de partida: Praça Povos da Floresta
A etapa inicial das atividades já tem local definido: a Praça Povos da Floresta. O espaço servirá como projeto-piloto com a implantação da Feira Acreanidade, além de receber programações culturais regulares e melhorias na infraestrutura de uso público. A ideia é que essas ações criem um ambiente acolhedor tanto para os comerciantes locais quanto para visitantes e para a população em geral.
Ao utilizar a cultura como instrumento de desenvolvimento urbano, social e econômico, o projeto “Comércio Forte, Cultura e Cidade Viva” nasce com o desafio de consolidar o centro de Rio Branco como um espaço de convivência e dinamismo financeiro.







