Quem tem o veículo recuperado após roubo ou furto precisa ficar atento a uma mudança no procedimento adotado no Acre. A atualização no fluxo de atendimento define que a retirada da restrição no sistema do Detran deve ocorrer antes da vistoria, etapa necessária para que o bem volte a circular regularmente.
Com o novo modelo, as empresas credenciadas para vistoria veicular ficam automaticamente bloqueadas, por sistema, de realizar qualquer atendimento enquanto constar restrição ativa de roubo ou furto no prontuário do veículo. A medida busca dar mais segurança, organização e agilidade ao processo e evitar transtornos aos proprietários.
Como funciona o novo procedimento
O procedimento começa com o registro do boletim de ocorrência (BO) em uma delegacia. Após a recuperação do veículo, o proprietário deve retornar ao local onde o BO foi feito para solicitar o termo de restituição, documento que comprova que o bem foi localizado e devolvido.
Com esse documento, o cidadão deve procurar o Departamento Estadual de Trânsito do Acre para solicitar a retirada da restrição de roubo ou furto. Nesse momento, a anotação é substituída por uma restrição de vistoria, que passa a ser obrigatória para a liberação do veículo.
Somente após essa atualização no sistema do Detran é que as empresas ficam liberadas para realizar a vistoria de recuperação. Com o laudo aprovado, o processo administrativo é finalizado e o veículo pode voltar a circular normalmente, sem pendências.
O órgão orienta que seguir corretamente esse fluxo evita atrasos e garante maior rapidez na conclusão do processo de recuperação do veículo.