Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Acre continua subindo e atinge marca de 14,68 metros em Rio Branco; previsão é de chuva forte

Rio Acre continua subindo e atinge marca de 14,68 metros em Rio Branco; previsão é de chuva forte

Foto: Walcimar Júnior

A situação da cheia em Rio Branco agravou-se nas últimas 24 horas. Segundo o boletim da Defesa Civil Municipal, o Rio Acre registrou 14,68 metros na medição das 5h21 desta quinta-feira, 22, consolidando uma tendência de elevação constante. O manancial já ultrapassou em 68 centímetros a cota de transbordo, que é de 14,00 metros.

Os dados do monitoramento mostram que o rio não parou de subir desde a manhã de ontem. Enquanto às 9h de quarta-feira o nível era de 14,36m, o volume de água continuou avançando durante toda a madrugada, saltando para os atuais 14,68m.

Até o momento, a estimativa é de que 2.286 pessoas foram atingidas diretamente (cerca de 631 famílias). As equipes de socorro concentram esforços em áreas críticas como Seis de Agosto, Cadeia Velha, Habitasa, Base, Benfica e Ayrton Senna.

Atualmente, há um abrigo ativo no Parque Wildy Viana, onde estão acolhidas 9 famílias, totalizando 21 pessoas, além de 4 animais. Também foram removidas 7 famílias indígenas para o abrigo instalado na Escola Leôncio de Carvalho, além de 5 famílias desalojadas, que somam 15 pessoas.

No bairro Casa Nova, foi registrado desmoronamento, e uma família deve ser removida ainda nesta manhã, conforme informado pela Defesa Civil.

Alerta para intensificação

O cenário para as próximas horas é de alerta máximo. Segundo a previsão do pesquisador Davi Friale, o tempo permanece instável em todo o estado nesta quinta-feira, 22. A probabilidade de chuva forte é considerada muito alta nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira. Com a umidade do ar elevada e a possibilidade de pancadas intensas a qualquer momento, o solo encharcado e o nível elevado do Rio Acre aumentam o risco de novos desmoronamentos e da aceleração da subida das águas.

Sair da versão mobile