Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Acre inicia vazante em Rio Branco após atingir cota máxima de 14,71m em janeiro

Rio Acre inicia vazante em Rio Branco após atingir cota máxima de 14,71m em janeiro

Foto: Walcimar Júnior

Após dias de monitoramento intenso e elevação constante, o Rio Acre começou a apresentar sinais de vazante na capital acreana. De acordo com os registros da Defesa Civil, o nível mais alto em 2026 até o momento foi registrado nesta quinta-feira, 22, quando marcou 14,71 metros às 15h.

Apesar do recuo iniciado no final da tarde de ontem, a situação ainda exige atenção. Na medição realizada às 05h19 desta sexta-feira, 23, o nível do rio estava em 14,57 metros, apresentando uma redução de 14 centímetros em relação ao pico da véspera, mas permanecendo 57 centímetros acima da cota de transbordamento, que é de 14,00 metros.

Análise do Cenário: O Caminho das Águas

Em entrevista ao portal A GAZETA, o coronel Cláudio Falcão, coordenador municipal da Defesa Civil, confirmou que a tendência de vazante deve se consolidar ao longo do feriado e do fim de semana. Segundo o comandante, o cenário rio acima é favorável, com municípios do Alto Acre já apresentando redução nos níveis.

“Temos vazante em todos os municípios da montante: Assis Brasil, Brasiléia, Xapuri e Capixaba. O Rio Xapuri também está em vazante. A nossa perspectiva é que continue vazando em Rio Branco”, afirmou Falcão.

Entretanto, o coronel pontuou um sinal de alerta: o Riozinho do Rola, um dos principais afluentes do Rio Acre na região, ainda apresenta elevação. Embora isso possa retardar a velocidade da vazante na capital, a Defesa Civil acredita que a tendência de queda do Rio Acre prevalecerá.


Tabela de Monitoramento (Pico e Vazante)

Data/Hora Nível do Rio Acre Status
22/01 às 12h 14,70 m Elevação
22/01 às 15h 14,71 m Cota Máxima 2026
22/01 às 24h 14,66 m Início da Vazante
23/01 às 05h19 14,57 m Cota Atual

Vítimas da enchente

Mesmo com o início da vazante, o número de desabrigados subiu em Rio Branco. No Parque de Exposições, o total de famílias acolhidas subiu para dez. Além disso, houve um aumento no número de remoções de pessoas para casas de parentes.

A equipe da Defesa Civil segue em campo para avaliar novos pedidos de socorro represados durante a noite. “Estamos a caminho de sair da cota de transbordamento, mas ainda estamos em alerta total”, reforçou o coronel.

Um boletim atualizado com o total de famílias e pessoas afetadas pela enchente do Rio Acre na capital acreana deve ser emitido nas próximas horas.

Sair da versão mobile