Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Acre segue em elevação e Inmet alerta para chuvas intensas no fim de semana

Rio Acre segue em elevação e Inmet alerta para chuvas intensas no fim de semana

A tendência é que o rio continue subindo (Foto: Walcimar Júnior)

A situação do Rio Acre em Rio Branco continua a exigir atenção redobrada. De acordo com último boletim da Defesa Civil Municipal, o nível do rio manteve uma tendência de subida ao longo deste sábado, 17. Após marcar 14,22 metros nas primeiras horas da manhã, o volume de água subiu para 14,31 metros ao meio-dia e atingiu 14,33 metros na medição das 15h.

Embora não tenha sido registrada chuva na capital nas últimas 24 horas (00,00 mm), o rio já opera 33 centímetros acima da cota de transbordamento, que é de 14,00 metros. A elevação reflete o escoamento das águas vindas das cabeceiras e municípios do interior.

Até o momento, a estimativa é de que 1.823 pessoas tenham sido afetadas pela inundação, somando 521 famílias distribuídas por 20 bairros da capital. No abrigo oficial montado no Parque de Exposições Wildy Viana, quatro famílias já estão acolhidas, totalizando 11 pessoas e três animais de estimação.

Alerta de Temporais

O cenário pode se tornar mais desafiador nas próximas horas. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um aviso oficial com início na manhã deste sábado, alertando para o risco de chuvas intensas. A previsão indica precipitações entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 milímetros em um único dia, acompanhadas de ventos intensos com rajadas entre 40 e 60 km/h.

Apesar de o INMET classificar o risco de corte de energia e alagamentos como baixo, a combinação do solo já encharcado com a subida do rio mantém as equipes de socorro em estado de prontidão.

Instruções de segurança à população

Diante do alerta meteorológico e do transbordamento do Rio Acre, as autoridades reforçam as seguintes orientações:

Sair da versão mobile